CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ESCREVER ÀS ESCURAS

Escrever às Escuras

Se é já um lugar comum que a crítica de artes performativas está em crise, a crítica a espetáculos para a infância e juventude é praticamente inexistente.

Esta Conferência visa explorar o tema da crítica especializada sobre espetáculos para crianças e jovens públicos, entendendo-a como uma forma de exercício crítico e de cidadania. Entre outras matérias, procuraremos debater as seguintes questões: o teatro para a infância e juventude exige um tipo específico de crítica? O que é específico da experiência de críticos adultos que escrevem sobre espetáculos para públicos mais jovens? Que qualidade tem a experiência de um crítico adulto se o espetáculo não foi planeado para a sua faixa etária? O que implica uma crítica transgeracional e inclusiva? Quais as práticas de crítica? Que relações e que formatos de crítica são adequados para este tipo de espetáculos? Como podem jovens e crianças desafiar, expandir e remodelar a crítica?

É um debate que nos propomos fazer com frequência. Começamos agora, online, na sala Zoom do LU.CA - Teatro Luís de Camões, com a participação das investigadoras Diana Damian Martin e Anette Therese Pettersen. A moderação e as considerações finais estarão a cargo de Rui Pina Coelho, Diretor do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, parceiro do LU.CA neste projeto.

Diana Damian Martin é escritora, artista e investigadora. O seu trabalho centra-se na interseção entre performance e teoria política, filosofia e migração. Nesta sessão propõe-se a explorar diferentes modelos que construam uma crítica “confusa” por e para os jovens, que se relacione com noções de ponderação, afeto, e que esteja em diálogo com práticas experimentais, na criação artística e na crítica.

Anette Therese Pettersen é investigadora, crítica, editora e curadora de teatro e dança. Está atualmente a desenvolver uma oficina prática de escrita crítica em artes performativas para a infância e juventude. Nesta intervenção serão partilhadas experiências e reflexões sobre esse processo de criação.

A sessão decorre dia 2 de março, entre as 10h30 e as 17h, em inglês, sendo posteriormente disponibilizada a gravação legendada em português. A participação é gratuita, mediante inscrição até 26 de fevereiro para bilheteira@lucateatroluisdecamoes.pt (lotação limitada a 100 participantes).

Investigador