Quem Somos

Somos uma unidade de investigação criada, em 1994, pelo professor e encenador Osório Mateus para funcionar como palco privilegiado de atividades de investigação científica e formação de investigadores para o estudo do teatro. Está sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) à qual pertencem vários dos seus membros e integra também investigadores e colaboradores de outras universidades e escolas do país, estudantes de doutoramento, investigadores de pós-doutoramento e profissionais de teatro. Somos, neste início de 2020, 47 investigadores doutorados e 19 não-doutorados.

  Imagem removida.

A investigação histórica e sociológica e a recolha e fixação dos materiais, que permitem o estudo não apenas do teatro português, mas do teatro produzido e apresentado em Portugal, têm sido os campos privilegiados pelo Centro de Estudos de Teatro. O trabalho que vem sendo desenvolvido distingue-se por privilegiar a exploração das virtualidades das novas tecnologias, de modo a disponibilizar de forma rápida e acessível, a um público mais vasto, documentos que permitem fazer a história do teatro em Portugal. Nesta mesma página é possível encontrar os recursos digitais que resultam da pesquisa desenvolvida ao longo de vinte anos e cuja diversidade corresponde à variedade de abordagens do fenómeno teatral.

Também alargámos os nossos interesses à produção de discurso crítico sobre as artes performativas contemporâneas e sobre a prática como investigação, reforçando a nossa ligação com a comunidade artística e a nossa participação em redes internacionais.

O estudo da relação entre teatro e imagem, que vem desde a fundação do CET, ganhou uma dinâmica própria patente nos resultados produzidos. 

Produzimos uma revista - Sinais de Cena - de âmbito internacional e que concilia uma vertente académica, onde se apresentam resultados de pesquisas em curso e uma vertente crítica da actualidade do espectáculo  e da edição.

Para mais informações acerca da Revista Sinais de Cena, clique aqui.

O CET tem uma ligação de mais  de duas décadas à formação em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da UL através da participação dos seus investigadores na lecionação de unidades curriculares da licenciatura em Artes do Espetáculo. Faz a iniciação à investigação de estagiários dessa licenciatura. Alguns desses estagiários prosseguem a sua formação ou integram projectos do CET como bolseiros.

O CET colabora também com o Programa em Estudos de Teatro na leccionação de seminários e no acolhimento de estudantes nos projectos em curso. 

Cursos livres, residências e workshops são outras modalidades de aprofundamento de formações iniciais ou de introdução a áreas de investigação de ponta nas artes performativas.