Historial

2020

Encontros PERPHOTO 2020: Performar o Arquivo | Performing the Archive

No âmbito de uma parceria entre o Centro de Estudos de Teatro da FLUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Atelier de Lisboa - Centro de Artes Visuais, o projecto de investigação PERPHOTO organiza um ciclo de encontros e debates foto-performáticas e apresentações de autores/criadores no domínio das áreas de confluência e cruzamento entre fotografia e artes performativas. A primeira sessão decorre no dia 14 de Fevereiro e conta com a presença de Eduardo Breda.

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para o Projecto PERPHOTO

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI-Licenciado/a) no âmbito do projecto PERPHOTO - Dramaturgias do olhar. Cruzamentos entre fotografia e teatro no contexto português e internacional (PTDC/ART-PER/31693/2017), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES.

MANIFESTAÇÕES DA SEXUALIDADE NAS ARTES PERFORMATIVAS E VISUAIS - Ciclo de Conferências

No decurso de uma investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Bruno Schiappa e o Centro de Estudos de Teatro organizam um ciclo de conferências no âmbito nacional e internacional, subordinadas ao tema dos efeitos e consequências de ordem estética, ética e política das manifestações da sexualidade nas artes performativas e visuais. O ciclo, que acontecerá de outubro de 2019 a fevereiro de 2020, apresentará um convidado por cada sessão mensal.

Lançamento da Revista Sinais de Cena, Série II, nº4

 

Sinais de Cena

O número de 2020 é dedicado ao tema «A Prática como Investigação» e conta com a participação de vários autores nacionais e internacionais. Para além dos vários ensaios, críticas a espectáculos e recensões a livros sobre artes performativas, neste número destaca-se uma longa entrevista ao actor e encenador Pedro Gil e um portefólio dedicado ao histórico fotógrafo de teatro José Marques.

Redefining Theatre Communities

Redefining Theatre Communities explores the interplay between contemporary theatre and communities. It considers the aesthetic, social and cultural aspects of community-conscious theatre-making. While doing so, the volume reflects on recent transformations in structural, textual and theatrical conventions and traditions, and explores the changing modes of production and spectatorship in relation to theatre communities.

2019

Trajetória Vianna e a Dança Contemporânea Emergência, Contexto E Ensino-Aprendizagem

Joana Ribeiro, professora da Escola de Teatro e coordenadora do Laboratório Artes do Movimento no Centro de Artes e Letras da UniRio, vem à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para, juntamente com a investigadora Marina Magalhães, falar da trajectória incontornável de Angel e Klauss Viana no contexto artístico e educacional da dança contemporânea no Brasil e no estrangeiro.
Data: 6 de Dezembro de 2019
Hora: 14h00-17h00
Local: Sala 2.13 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

GRUPO DE LEITURA E PRÁTICAS PERFORMATIVAS “ARTES PERFORMATIVAS: ATENÇÃO, AFETO, DISPOSITIVO”

Coordenação – Prof. Dr. Cassiano Sydow Quilici (Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas – Brasil. Pós doutorando no Centro de Estudos de Teatro/ Universidade de Lisboa)
Em colaboração com Ana Pais.

EXPANDED PRACTICES All Over

Workshop: Public Service and Public (Re) Assembly
5-6-7 de Novembro, das 14h às18h
Auditório da Casa Atelier Vieira da Silva

CASA ABERTA · Produzir um espetáculo ou a arte de encontrar soluções

Fazer produção, ser produtor: uma prática/profissão invisível?
Como se prepara um espectáculo?
Um projecto individual, amador, de uma companhia profissional, numa estrutura institucional… Há que fazer algumas coisas para que o espectáculo aconteça.
Conhecemos algumas: preparar um orçamento, arranjar financiamento, encontrar espaços adequados à ideia de espectáculo, prever digressões e tanto mais.
Disso se falará e também de questões menos práticas e utilitárias.
Criar e produzir são inseparáveis?