Historial

2020

ADIAMENTO | Encontros PERPHOTO 2020: Performar o Arquivo | Performing the Archive

For reasons of prevention and control of infection by the Covid-19 coronavirus, the 2nd session of the PERPHOTO Meetings has been postponed until now to be announced in due course.

Conversa com Cláudia Dias sobre o Espetáculo “Quinta-Feira: Abracadabra” do Ciclo Sete Anos Sete Peças

Cláudia Dias é convidada, no âmbito do Seminário de Doutoramento do Programa em Estudos de Teatro, para uma conversa sobre o espetáculo “Quinta-feira: Abracadabra” do Ciclo Sete Anos Sete Peças a realizar no dia 21 de Fevereiro de 2020 das 14H às 17H na sala 2.13 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

”AURORA POLO DE PESQUISA TEATRAL” ESTUDOS SOBRE O THÉÂTRE DU SOLEIL EM LÍNGUA PORTUGUESA

Os criadores Júlia Carreira e Marcello Amalfi são convidados para duas comunicações, no âmbito do Seminário de Doutoramento e da Unidade Curricular Mimese e Representação, nas sessões dos dias 14 e 20 de fevereiro de 2020, dedicadas à apresentação do projeto de pesquisa ”Aurora Polo de Pesquisa Teatral”, com o título Estudos sobre o Théâtre du Soleil em Língua Portuguesa.

14 de Fevereiro no âmbito do Seminário de Doutoramento, sala 2.13, das 14h00 às 17h00.

Encontros PERPHOTO 2020: Performar o Arquivo | Performing the Archive

No âmbito de uma parceria entre o Centro de Estudos de Teatro da FLUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Atelier de Lisboa - Centro de Artes Visuais, o projecto de investigação PERPHOTO organiza um ciclo de encontros e debates foto-performáticas e apresentações de autores/criadores no domínio das áreas de confluência e cruzamento entre fotografia e artes performativas. A primeira sessão decorre no dia 14 de Fevereiro e conta com a presença de Eduardo Breda.

MANIFESTAÇÕES DA SEXUALIDADE NAS ARTES PERFORMATIVAS E VISUAIS - Ciclo de Conferências

No decurso de uma investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Bruno Schiappa e o Centro de Estudos de Teatro organizam um ciclo de conferências no âmbito nacional e internacional, subordinadas ao tema dos efeitos e consequências de ordem estética, ética e política das manifestações da sexualidade nas artes performativas e visuais. O ciclo, que acontecerá de outubro de 2019 a fevereiro de 2020, apresentará um convidado por cada sessão mensal.

Lançamento da Revista Sinais de Cena, Série II, nº4

 

Sinais de Cena

O número de 2020 é dedicado ao tema «A Prática como Investigação» e conta com a participação de vários autores nacionais e internacionais. Para além dos vários ensaios, críticas a espectáculos e recensões a livros sobre artes performativas, neste número destaca-se uma longa entrevista ao actor e encenador Pedro Gil e um portefólio dedicado ao histórico fotógrafo de teatro José Marques.

2019

EDIÇÃO DE GARRETTISMOS: "UMA MEMÓRIA DO DEPOIS"

No próximo dia 19 de Dezembro às 17h será apresentada na Biblioteca do Palácio Galveias a edição electrónica dos materiais do espectáculo Garrettismos levado à cena pelas Produções Teatrais, na Sala Manuela Porto do Teatro da Cornucópia entre 20 a 30 de Setembro de 1984, com encenação de J.A. Osório Mateus.

Trajetória Vianna e a Dança Contemporânea Emergência, Contexto E Ensino-Aprendizagem

Joana Ribeiro, professora da Escola de Teatro e coordenadora do Laboratório Artes do Movimento no Centro de Artes e Letras da UniRio, vem à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para, juntamente com a investigadora Marina Magalhães, falar da trajectória incontornável de Angel e Klauss Viana no contexto artístico e educacional da dança contemporânea no Brasil e no estrangeiro.
Data: 6 de Dezembro de 2019
Hora: 14h00-17h00
Local: Sala 2.13 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

GRUPO DE LEITURA E PRÁTICAS PERFORMATIVAS “ARTES PERFORMATIVAS: ATENÇÃO, AFETO, DISPOSITIVO”

Coordenação – Prof. Dr. Cassiano Sydow Quilici (Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas – Brasil. Pós doutorando no Centro de Estudos de Teatro/ Universidade de Lisboa)
Em colaboração com Ana Pais.