Investigação

Encontros PERPHOTO 2020: Performar o Arquivo | Performing the Archive

No âmbito de uma parceria entre o Centro de Estudos de Teatro da FLUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Atelier de Lisboa - Centro de Artes Visuais, o projecto de investigação PERPHOTO organiza um ciclo de encontros e debates foto-performáticas e apresentações de autores/criadores no domínio das áreas de confluência e cruzamento entre fotografia e artes performativas. A primeira sessão decorre no dia 14 de Fevereiro e conta com a presença de Eduardo Breda.

DIÁLOGOS PARA O ACTOR I

Entre os dias 4 e 8 de Fevereiro acontecerá, em Lisboa, o Diálogos para o actor I:  um espaço de experimentação e debate sobre o actor na cena contemporânea.  Serão quatro dias de experimentação e reflexão sobre a actuação a partir das propostas de 5 artistas portugueses e brasileiros.  

São eles:

 Berta Teixeira (Portugal):  Dia 04 de Fevereiro, das 10h às 17h.

A investigadora-criadora, atriz e directora artística enfrentará questões em torno das motivações e derivas do artista no processo de criação.

Lançamento dos volumes Francisco Palha e António Pinheiro da Colecção de Biografias do Teatro Português

Francisco Palha
Vol. 7 da Coleção "Biografias do Teatro Português"
de Levi Martins


O sétimo volume desta coleção é dedicado a Francisco Palha (1827-1890), o principal promotor da construção do Teatro da Trindade, de Lisboa, e o seu primeiro empresário. Apesar da reconhecida importância deste seu empreendimento, que em 2017 celebrou 150 anos de existência, houve todo um percurso anterior, até agora esquecido, e que explica o sucesso então alcançado com aquela nova sala de teatro.

Masterclass CASA ABERTA · O que fazer com os clássicos?

O Programa Casa Aberta desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, questiona, desta vez, “O que fazer com os clássicos?” A orientar esta masterclass estará Nuno Carinhas, encenador, cenógrafo e figurinista que nos últimos 10 anos conduziu o Teatro Nacional S. João, em parceria com o investigador do CET, José Pedro Sousa.

Histórias do Teatro Luís de Camões (Lu.ca)

No dia 22 de Março, pelas 11h00, no Teatro Luís de Camões, decorreu uma aula aberta realizada por alguns especialistas da música, teatro e arquitectura ligados a desvendar memórias deste antigo Teatro Real de Belém. 

Em Fluxo: Sentimentos Públicos e Práticas de Reconhecimento

3 de Abril, 18h30 Biblioteca de Marvila 

PRÁTICAS DE ATENÇÃO EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA CENA EXPANDIDA CASSIANO SYDOW QUILICI Professor de teatro e performance, Instituto de Artes da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo

Apresentação de práticas de atenção enquanto dispositivos de interrupção e transformação de hábitos perceptivos e existenciais, abrindo-se espaço para a emergência de processos criativos configurados de diferentes maneiras. Discussão das dimensões micro-políticas de tais exercícios.