Chamada de Artigos / Call for Articles / Appel à Contribution - Sinais de Cena

Sinais de Cena, Série II, nº4

Sinais de Cena, II.5: Revista de estudos de teatro e artes performativas

Dossiê Temático:

Fernando Pessoa e as Artes Performativas Estudos Aplicados (sem um tema definido) Sinais de cena é uma revista especializada em teatro e artes performativas, editada pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa em colaboração com a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Fundada em 2004, foi dirigida por Maria Helena Serôdio e mantida durante uma década por um grupo de investigadores e críticos de diferentes instituições nacionais, com uma periodicidade semestral regular até 2014. O primeiro número da segunda série da revista foi lançado em Junho de 2016, sob a chancela da Editora Orfeu Negro.

As secções “Dossiê Temático” e “Estudos Aplicados” têm arbitragem científica.

DOSSIÊ TEMÁTICO: FERNANDO PESSOA E AS ARTES PERFORMATIVAS (Coord. Filipa Freitas e Jerónimo Pizarro)

Fernando Pessoa é um dos autores mais importantes do século XX. De entre a sua vasta obra, encontra-se uma profícua produção dramática que tem sido recentemente recuperada. O teatro de Pessoa ocupou quase toda a vida do poeta e resultou num conjunto significativo e variado de peças, onde se incluem textos em prosa e em verso. O Fausto, influenciado pela criação de Goethe e Marlowe, as catorze peças do Teatro Estático, influenciado pelo simbolismo francês, ou a Trilogia dos Gigantes, baseada na mitologia clássica, são apenas alguns exemplos da sua produção. O próximo dossiê temático da revista Sinais de Cena será dedicado à relação entre a obra de Fernando Pessoa e as artes performativas. Os organizadores do volume convidam estudantes, investigadores e profissionais das artes performativas a apresentarem contributos que possam expandir o conhecimento sobre a dramaturgia de Pessoa e a sua relação com as artes cénicas.

ESTUDOS APLICADOS

A Sinais de Cena mantém em permanência uma chamada aberta para ensaios de estudos de teatro e artes performativas, sem tema específico, a serem publicados na secção “Estudos Aplicados”.

CALENDARIZAÇÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES

O texto deverá ter um máximo de 6.000 palavras e o prazo para a entrega é de 1 Junho de 2020. A aceitação do artigo será comunicada até 15 de Junho 2020.

O lançamento do número 5 da segunda série da revista Sinais de Cena está previsto para Janeiro de 2021.

O ensaio deverá ser acompanhado em folha à parte de:

1. Breve nota biográfica (max. 250 caracteres)
2. Resumo em língua diferente daquela em que é escrito o ensaio (português, inglês, francês ou espanhol) com um máximo de 200 palavras;
3. Cinco palavras-chave.

À Comissão Editorial reserva-se o direito de excluir os artigos que não respeitarem as normas solicitadas. Normas de publicação disponíveis aqui.

Todos os textos devem ser enviados para: sinaisdecena@gmail.com.