Práticas (In)seguras com Julyen Hamilton

Unsafe practice series

TRABALHANDO COM OBJECTOS

Nesta edição de Práticas (In)seguras do Centro de Estudos de Teatro, o reconhecido professor e performer Julyen Hamilton irá conduzir um workshop à distância em torno do trabalho com objectos.

As performances de Julyen Hamilton são caracterizadas por diversos elementos recorrentes como a luz, som, espaço, texto, discurso e o uso de objectos. Estes elementos têm sido investigados e aprofundados ao longo dos cerca de quarenta anos da carreira do artista. O trabalho de Julyen Hamilton com a cenografia e na relação do corpo do performer com objectos no espaço é essencial em todas as suas peças coreográficas: o posicionamento dos objectos, o seu manuseio, a relação destes com a palavra, com a dança que os acompanha, com a sua destruição e construção – são todas acções que revelam uma poesia particular, especialmente quando enquadrados com o corpo ‘nu’ do bailarino.

Em Trabalhando com Objectos, Julyen Hamilton irá guiar os participantes através deste universo criativo, trabalhando meticulosamente o corpo em contexto com objectos ‘no palco’. Durante os quatro dias (sessões diárias de três horas cada) do workshop, os participantes vão observar e praticar como entrar em relações poéticas com objectos e, assim, descobrir como podem revelar novas camadas imagéticas na performance.

Chamada à participação

O evento será realizado em inglês e terá um número limitado de participantes. Para se inscreverem, os candidatos devem enviar um e-mail até dia 10 de Novembro para unsafeseries@gmail.com, declarando a sua intenção de participar e enviando uma pequena biografia (4-5 linhas). Os candidatos seleccionados serão informados sobre como finalizar o seu registo, após o qual receberão as instruções finais para se juntarem ao workshop online

Organização: Maíra Santos & Gustavo Vicente (CET-FLUL)
Data: 23 a 26 de Novembro de 2020, 18h-21h/Lisbon Time (WET, GMT+1)
Plataforma de conferência online: Zoom
Valor da inscrição: 30€

Práticas (In)seguras é um ciclo de oficinas, pequenos cursos de formação ou de outras formas de envolvimento prático à distância em torno dos estudos artísticos. Esta é uma das estratégias do Centro de Estudos de Teatro para procurar novas formas de estar e pensar em conjunto no presente contexto social, ao mesmo tempo que mantém um fluxo provocador de reflexões académicas.    

Investigador