Discursos Críticos nas Artes Performativas

Conversa com Cláudia Dias sobre o Espetáculo “Quinta-Feira: Abracadabra” do Ciclo Sete Anos Sete Peças

Cláudia Dias é convidada, no âmbito do Seminário de Doutoramento do Programa em Estudos de Teatro, para uma conversa sobre o espetáculo “Quinta-feira: Abracadabra” do Ciclo Sete Anos Sete Peças a realizar no dia 21 de Fevereiro de 2020 das 14H às 17H na sala 2.13 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

DIÁLOGOS PARA O ACTOR I

Entre os dias 4 e 8 de Fevereiro acontecerá, em Lisboa, o Diálogos para o actor I:  um espaço de experimentação e debate sobre o actor na cena contemporânea.  Serão quatro dias de experimentação e reflexão sobre a actuação a partir das propostas de 5 artistas portugueses e brasileiros.  

São eles:

 Berta Teixeira (Portugal):  Dia 04 de Fevereiro, das 10h às 17h.

A investigadora-criadora, atriz e directora artística enfrentará questões em torno das motivações e derivas do artista no processo de criação.

Em Fluxo: Sentimentos Públicos e Práticas de Reconhecimento

3 de Abril, 18h30 Biblioteca de Marvila 

PRÁTICAS DE ATENÇÃO EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA CENA EXPANDIDA CASSIANO SYDOW QUILICI Professor de teatro e performance, Instituto de Artes da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo

Apresentação de práticas de atenção enquanto dispositivos de interrupção e transformação de hábitos perceptivos e existenciais, abrindo-se espaço para a emergência de processos criativos configurados de diferentes maneiras. Discussão das dimensões micro-políticas de tais exercícios. 

Curso de Iniciação à Escrita Sonora com Séverine Leroy - Universidade de Rennes 2

O Centro de Estudos de Teatro, juntamente com o Programa em Estudos de Teatro vem por este meio divulgar o Curso de Iniciação à Escrita Sonora, que decorrerá nos dias 2 de Maio entre as 14h00 e as 18h00 e no dia 3 de Maio entre as 09h00 e as 13h00 na sala 2.2 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Esta formação consistirá num atelier de descoberta das possibilidades de escrita de uma experiência com o sonoro. Que modalidades de registo? Que estéticas das narrativas? Que formatos? Com que finalidade?