Actividades

Lançamento do Livro Criar e Produzir III

O Centro de Estudos de Teatro (FLUL) e a Companhia Mascarenhas-Martins juntaram-se pela primeira vez em 2017 para promover a discussão pública acerca da forma como, na prática, é pensada a relação entre produção e criação. Esse encontro deu origem à primeira publicação Criar e Produzir. Em 2020, na impossibilidade de organizar um segundo encontro presencial devido à pandemia de Covid-19, foram realizadas diversas entrevistas a artistas e produtores, dando origem a uma segunda publicação.

Psicanálise e Cinema: Vitalina Varela

A partir do filme Vitalina Varela de Pedro Costa, iremos conversar sobre o recalcamento do colonialismo. Sustentamos com a narrativa do filme que o fantasma do colonialismo permanece activo e inconsciente, não obstante as tentativas de apagamento.

Data: 03 de Dezembro de 2022
Local: Centro Português de Psicanálise
Organização: Centro Português de Psicanálise | Joana Lamas e Lucas Ferraço Nassif

Clube Espectador

Uma conversa informal entre espectadoras e espectadores após o espetáculo de Silvana Ivaldi, Haze Gaze, moderada por J.M. Vieira Mendes e Maria S. Mendes, professores na FLUL. O CLUBE ESPECTADOR é um projeto coordenado por ambos, com a colaboração da Rua das Gaivotas 6 e do Teatro do Bairro Alto, e consiste na promoção de conversas informais a propósito de espetáculos.

Data: 03 de Dezembro de 2022
Local: Rua das Gaivotas 6
 

Créditos de Imagem: Tatiana Saavedra

TU CÁ TU LÁ COM A HISTÓRIA DO TEATRO

Teatro e música em Portugal (séc. XVIII-XIX)

Na sessão de Dezembro do "Tu cá, tu lá com a história do teatro", pretende-se abordar a relação entre o teatro e a música em Portugal nos séculos XVIII e XIX, bem como a forma como o género lírico tem vindo a ser encenado nos últimos anos. Para esta conversa contaremos com a presença dos convidados Marcos Magalhães, maestro principal d'Os Músicos do Tejo e Luísa Cruz, actriz. A sessão terá lugar no dia 14 de Dezembro, às 17:00 horas, na sala C135.B da FLUL.

"HÁ MAIS MUNDOS" | OFICINA DE REVOCABULAÇÃO

Iniciativa integrada nas Jornadas de Estudos de Teatro (Re)conhecer Osório Mateus

Acolhendo estudantes e investigadores de todas as proveniências, propomos uma oficina com a duração de um dia, para trabalhar a partir do encontro de diferentes textos de Osório Mateus com textos e materiais de outras autorias, registos e estilos. O encontro visa a imprevisibilidade do resultado e a continuidade da pesquisa.

Jornadas de Estudos de Teatro: (Re)Conhecer Osório Mateus

As Jornadas de Estudos de Teatro: (Re)conhecer Osório Mateus pretendem assinalar o começo dos Estudos de Teatro, área do conhecimento que reúne atualmente um elevado número de alunos, investigadores e docentes nos três ciclos de formação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no Centro de Estudos de Teatro.