Dossier Temático
Teatro Migrante – Práticas de / para resistência e resiliência
Editor: Dr. Szabolcs Musca
Nas últimas décadas temos assistido a um grande número de iniciativas de teatro e performances de migrantes e refugiados por toda a Europa abordando questões de deslocamento, identidade e pertença, desigualdades sociais e legados do colonialismo. Companhias e Artistas migrantes estão na vanguarda da descolonização da estética dominante, práticas institucionais, estruturas e cânones – pedindo-nos que re-examinemos de forma critica as nossas posições e privilégios, para resistir aos (des)equilíbrios dos poderes estabelecidos e hierárquicos.
Este Dossier Temático da Sinais de Cena convida à submissão de artigos que reflitam sobre as práticas artistas, ativismo e acções colectivas fomentadas por iniciativas teatrais de migrantes após a chamada ‘crise dos refugiados’ Europeia em 2015.
Nós procuramos artigos que examinem as trajectórias artísticas e institucionais criadas por companhias e migrantes fazedores de teatro para repensar as relações anfitrião-convidado e as assimetrias socioculturais especialmente à luz do movimento Black Lives Matter e a pandemia de COVID-19.
Como é que as companhias e os artistas migrantes criam ou reconfiguram espaços para resistência e resiliência? Quais são os meios artísticos e institucionais para lidar com a marginalização e promover uma mudança inclusiva dentro e fora do palco? Qual o papel do teatro e da performance na promoção do reconhecimento colectivo e da solidariedade?
Os tópicos que podem incluir (não limitados):
- Estética forjada por meio do ativismo (político);
- Práticas artísticas e institucionais e posições de / sobre inclusão e diversidade
- Performances de pertença e não-pertença
- Direção de teatro e direitos dos migrantes
- Teatro de Migrantes e protesto
- Participação cultural e a posição de artistas migrantes
- Teatro de migrantes e mudanças nas estruturas culturais e nos cânones
SECÇÃO DE ESTUDOS APLICADOS
A Sinais de Cena mantém em permanência uma chamada aberta para ensaios de estudos de teatro e artes performativas, sem tema específico, a serem publicados na secção “Estudos Aplicados”.
NORMAS DE SUBMISSÃO
O texto deverá ter um máximo de 6.000 palavras (incluindo notas e referências) e o prazo para a entrega é de 31 de Dezembro de 2021. Todas as submissões devem ser enviadas para sinaisdecena@gmail.com.
O ensaio deverá ser acompanhado em folha à parte de:
1. Breve nota biográfica (max. 250 caracteres)
2. Resumo em língua diferente daquela em que é escrito o ensaio (português, inglês, francês ou espanhol) com um máximo de 200 palavras;
3. Cinco palavras-chave.
Diretrizes de publicação detalhadas estão disponíveis em: https://tinyurl.com/n2vv5c5f
Para indicações em inglês, consulte a página 5. A Revista Sinais de Cena não beneficia de apoio editorial, por favor, envie o artigo de acordo com as normas editoriais. O Comité Editorial reserva-se ao direito de excluir artigos que não respeitem as normas solicitadas.
CALENDARIZAÇÃO
31 de Dezembro de 2021: Prazo final para submissões
28 de Fevereiro de 2022: Revisão por pares (duplo-cego)
30 de Abril: Prazo para revisão dos artigos
31 de Maio: Provas dos Artigos
15 de Junho: Publicação
A Sinais de Cena é uma revista especializada em artes performativas e Estudos de Teatro, com revisão por pares, publicada pelo Centro de Estudos de Teatro (Universidade de Lisboa) em colaboração com a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Fundada em 2004, a revista publica artigos científicos em Português, Inglês e Francês. Para alem ter as secções de Dossier Temático e Estudos Aplicados com total revisão por pares, a Sinais de Cena tem também uma secção dedicada à Crítica de Teatro e Recensão de Livros.