Expanded Pracrices All Over

Expanded Practices All Over

Workshop: Public Service and Public (Re) Assembly
5-6-7 de Novembro, das 14h às18h
Auditório da Casa Atelier Vieira da Silva

O workshop recorre a três palavras-chave – Público, Serviço, Assembleia – para fundamentar uma exploração de “práticas expandidas”, tanto nas artes como em diversos sectores sociais. Começaremos por considerar uma série de associações vinculadas a cada termo, tendo em conta a forma como as suas definições e o seu alcance se têm vindo a expandir e a contrair na esfera pósfordista do trabalho, a par com o advento da conjuntura neoliberal. Em seguida abordaremos um conjunto de práticas artísticas publicamente implicadas – nomeadamente as que usam os meios da performance, dos novos media, da instalação, entre outros. Nos projectos artísticos abordados incluem-se os de Paul Ramirez Jonas, Joanna Haigood, Rimini Protokoll, Alan Landesman, Rugile Barzdziukaite, para além de um conjunto de projectos de artistas que trabalham em Lisboa, através dos quais testaremos a relevância de termos como ‘público’, ‘serviço’ e ‘assembleia’ para o presente e tão ameaçado futuro de uma vida partilhada neste planeta. O Workshop conta com a participação de Alix Eynaudi (FR/AT) e Quim Pujol (ES), convidados no âmbito do projecto de investigação artística Noa & Snow (2019-21): https://www.alixeynaudi.com/noa-snow-fwf/

Conferência: Performing Publics in the Age of Neoliberalism
8 de Novembro às 18h30
TBA-Teatro do Bairro Alto / Sala Manuela Porto
Entrada livre (sujeita à lotação da sala)

Duração 120 min. https://teatrodobairroalto.pt/espetaculo/public-servants-art-and-the-crisis-of-the-common-good-shannon-jackson20191108/ O que queremos dizer quando fazemos referência ao neoliberalismo? É bem possível que o referente mude quando consideramos sectores distintos – o urbano, o financeiro, o político, o cultural. Mais concretamente, como entender o papel das artes, a um tempo capazes de resistir às tendências neoliberais mas também de as reforçar? Fará sentido falar no valor público da arte, num momento em que as instituições públicas estão a ser desmanteladas? Devemos considerar a “viragem participativa” na arte e na performance contemporâneas como sinal de um renovado compromisso com a assembleia democrática, ou como sinal de capitulação face a uma economia de serviço pósfordista? Esta conferência aborda críticas contemporâneas ao neoliberalismo, a par com um conjunto de “práticas expandidas” que procuram superar e contrariar as formações do capitalismo tardio. Desenrolando-se ao longo de dez proposições – ou cinco antinomias –, a conferência expõe a dificuldade de determinar se a actual ‘expansão’ da prática da performance é de facto resistente ou insidiosamente sintomática da expansão neoliberal. No caminho, Jackson inclui histórias e exemplos do contexto de Lisboa, que contribuirão para aprofundar a exploração desta problemática e reconhecer a complexidade da prática artística na era do dito neoliberalismo. 

Shannon Jackson é Vice-Reitora Associada da Escola de Artes e Design da Universidade da Califórnia / UC Berkeley, onde é igualmente directora do departamento de Retórica e de Estudos de Teatro, Dança e Performance. A pesquisa de Jackson visa as colaborações entre formas de arte visual, de performance e arte multimédia, a par com o papel das artes nas instituições sociais e na produção de transformações sociais. Os seus livros mais recentes são Public Servants: Art and the Crisis of the Common Good, co-editado com Johanna Burton e Dominic Willsdon (M.I.T. Press 2016), e The Builders Association: Performance and Media in Contemporary Theater (M.I.T. Press, 2015). As suas publicações anteriores incluem Social Works: Performing Art, Supporting Publics (Routledge 2011), Lines of Activity: Performance, Historiography, and Hull-House Domesticity (2000) and Professing Performance: Theatre in the Academy from Philology to Performativity (2004). Projectos recentes incluem a edição de ‘Valuing Labor in the Arts’, com ‘Art Practical’, uma edição especial de Representações sobre as artes da performance e uma plataforma on-line de palavraschave em arte experimental e performance, criada em colaboração com o Pew Center for Art and Heritage: In Terms of Performance.

Data de início: 08/11/2019 12:00 am

Investigadores



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade