gil vicente

Exposição: Gil Vicente. Portugal e Espanha nos primórdios do teatro europeu

Gil Vicente (1465? – 1536?) foi um homem de teatro total e, indiscutivelmente, a figura mais importante da dramaturgia peninsular do seu tempo.

Não obstante, não surge isolado, resultando como o mais brilhante autor de uma tradição que, com raízes medievais, ganhou impulso decisivo no início do século XVI, quando pontificaram outros dramaturgos como Juan del Encina e Torres Naharro.

Esta exposição enquadra Gil Vicente numa atividade refundadora do teatro ocidental. Na sua obra encontra-se já boa parte dos temas que constituem o Humanismo, base da Europa de hoje. Por isso, passados 500 anos, Gil Vicente ainda desperta o interesse coletivo, refletido na diversidade de artistas que têm trabalhado a sua obra – da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro ao Teatro Praga, do Teatro da Cornucópia às revistas à portuguesa de Eugénio Salvador – fazendo dele o dramaturgo mais representado em Portugal.

Com esta exposição pretende-se, então, redescobrir o contexto histórico da produção teatral vicentina, ao mesmo tempo que se evidencia a sua pertinência na atualidade e as leituras plurais que a interpretam.

“Gil Vicente. Portugal e Espanha nos primórdios do teatro europeu” é uma exposição bilingue (português e castelhano) organizada pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança (Lisboa, Portugal) com a colaboração do Museo Nacional del Teatro (Almagro, Espanha) e tem como comissários José Camões (Universidade de Lisboa) e Javier Huerta Calvo (Universidad Complutense de Madrid).

A exposição já esteve patente em Almagro, entre 1 de julho e 15 de outubro de 2022, e mostra-se agora muito ampliada no Museu Nacional do Teatro e da Dança, entre 27 de outubro de 2023 e 28 de abril de 2024. 

Haverá um programa de atividades complementares para todas a idades, incluindo conferências, conversas com artistas, espetáculos de teatro e música, visitas guiadas, oficinas e projetos pedagógicos.

 

Inauguração: 26 de outubro, às 18h
Datas: 27 outubro 2023 a 28 abril 2024
Local: Museu Nacional do Teatro e da Dança, Lisboa

Data de início: 26/10/2023 12:00 am

File: Array

Investigadores



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade