Historial

2022

Lançamento do livro "Quem tem medo das emoções?"

A pandemia Covid 19 provocou um choque emocional em todo o mundo, convulsionando a vida como a conhecíamos e contaminando a nossa experiência íntima. Ainda não falámos o bastante sobre ela. Ainda não ganhámos uma maior consciência colectiva sobre como a nossa vida privada é determinada por condicionantes políticas, mediáticas, sociais ou culturais. O livro Quem tem medo das emoções? reúne episódios em que esses condicionamentos são evidentes fazendo uma ponte com abordagens teóricas contemporâneas, numa perspectiva de construção de futuro, não de um relato do passado.

Tu cá, tu lá com a história do teatro - Parque Mayer: a consolidação do teatro de revista em Portugal

A 8.ª sessão do Tu cá tu lá com a história do teatro será dedicada ao "Parque Mayer: a consolidação do teatro de revista em Portugal". Paula Magalhães, investigadora do CET, será a nossa guia nos primórdios deste importante cultural lisboeta, contando com a Andreia Brito Silva como interlocutora convidada.

Data: 18 de Maio de 2022
Horas: 17h00 
Local: Sala C138 B - FLUL
 

Concurso para atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Estudante de Doutoramento

Encontra-se aberto o concurso para atribuição de (1) Bolsa de Investigação (BI) para Estudante de Doutoramento, no âmbito do projecto de I&D “Arquivar o Teatro” (PTDC/ART-PER/1651/2021), do Centro de Estudos de Teatro, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiada por fundos nacionais da FCT/MCTES.

Referência: CET_24_2022_BI_EstudanteDeDoutoramento_ProjectoARTHE_Abril

Concurso para atribuição de uma (2) Bolsa de Investigação para Estudante de Mestrado

Encontram-se aberto os concursos para atribuição de (2) Bolsa de Investigação (BI) para Estudante de Mestrado, no âmbito do projecto de I&D “Arquivar o Teatro” (PTDC/ART-PER/1651/2021), do Centro de Estudos de Teatro, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiada por fundos nacionais da FCT/MCTES.

 

Referência: CET_26_2022_BI_EstudanteDeMestrado_ProjectoARTHE_Abril

Apresentação pública do site Na prática: Escola de Verão

A Escola de Verão: Na Prática é uma iniciativa de formação avançada com foco no campo das artes performativas, destinada a artistas e investigadores, co-organizada pela Materiais Diversos e pelo Centro de Estudos de Teatro (FLUL).

(Un)safe Practices Series Com Denise Namura & Michael Bugdahn

A caminho da escrita coreográfica

Nesta edição de Práticas (In)seguras do Centro de Estudos de Teatro, convidámos Denise Namura e Michael Bugdahn (França) para ministrarem uma oficina à distância sob o tema: A caminho da escrita coreográfica.

Mais um dia

No dia 24 de Março deste ano, Portugal cumpriu mais um dia em democracia do que aqueles que foram vividos em ditadura, entre o golpe militar de 28 Maio 1926 e a revolução de 25 Abril 1974.

Espéctaculo Entremez da Peregrina

No âmbito do colóquio internacional Entremezes Ibéricos será apresentado o espectáculo Entremez da Peregrina, sob a direcção artística de David Cranmer, direcção musical de Luís Mandacaru e encenação de Ricardo Pereira.

Data: dia 29 de abril de 2022
Horário: 19:00 horas
Local: Anfiteatro I da FLUL

Entremezes Ibéricos | Colóquio Internacional

No âmbito do projecto ENTRIB: Entremezes ibéricos: inventariação, edição e estudo realiza-se um cóloquio internacional, a decorrer nos dias 28 e 29 de Abril de 2022, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Será apresentada a plataforma digital que alberga os resultados alcançados durante a execução deste projecto: um catálogo digital com mais de 4.500 títulos de teatro breve ibérico, juntamente com a edição sinoptica do corpus de entremezes que conheceram versões em diversas línguas ibéricas. 
 

Workshop Evidências sinópticas: edição digital de texto variável

A partir da análise da especificidade da transmissão do texto dramático – borrão, cópia limpa (para impressão e para representação), papéis de actores, marginália; didascálias, tradução – propõe-se um modo editorial electrónico que evidencie as variantes dos múltiplos testemunhos que o transmitem. Neste workshop utilizar-se-á o corpus de entremezes ibéricos recolhido no âmbito do projecto Entrib- Entremezes ibéricos: inventariação, edição e estudo (PTDC/LLT-LES/32366/2017).

Data: 27 de Abril de 2022
Horário: 14:30 às 17h30