Historial

2023

Laboratório de Dramaturgia - 8ª Edição Candidaturas Abertas

O Laboratório de Dramaturgia é uma iniciativa que pretende incentivar a criação de textos inéditos em língua portuguesa, associando escritores a um painel de artistas e académicos num trabalho conjunto que acompanhará a escrita de um texto de teatro.

TU CÁ TU LÁ COM A HISTÓRIA DO TEATRO

Do coro à orquestra: Richard Wagner (1813-1873) e a recepção da dramaturgia grega antiga

Em diversos de seus escritos que antecedem e perpassam o processo criativo de O Anel do Nibelungo, Richard Wagner propõe um deslocamento de funções da actividade coral para a orquestra. No lugar de um colectivo em cena com seus cantos e danças, Wagner indica a construção de um fluxo de sonoridades. A opção wagneriana entra em uma longa história de se repensar o problema do coro em obras dramáticas. O que fazer com o coro grego?

O Arquivo.pt e a preservação da memória digital

A Web tornou-se, em cerca de 25 anos, num meio de grande importância para a escrita e a publicação, através de websites, blogs, fóruns e redes sociais. No entanto, não é raro esses conteúdos online desaparecerem. Será este património digital recuperável?

O Invisível e o Indizível na Atuação, com Matteo Bonfitto

Partindo do pressuposto de que os processos de atuação no teatro e na performance devem, primeiramente, ser instauradores de experiências de diferentes naturezas, esse workshop tem como foco a exploração de práticas e procedimentos que criem condições para que experiências se materializem. Nesse sentido, dentre os aspectos que ganharão uma atenção especial nesse processo, cabe destacar a dimensão talvez mais complexa e profunda das experiências, que ultrapassa os limites da linguagem e que envolve uma articulação dinâmica entre o invisível e o indizível.

1ª Jornada ARTHE - Arquivar o Teatro

Investigadores do projeto ARTHE encontram-se com responsáveis por companhias de teatro envolvidas no projeto para discutirem o processo de trabalho, os objetivos e os métodos em desenvolvimento. Que nos pedem os arquivos? Que procuramos neles? Como mantê-los vivos e atuantes?

Data: 28 de Fevereiro de 2023
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.B
Horário: 10h-17h

Lançamento da revista Sinais de Cena

Lançamento e apresentação do nº 1 da 3ª série da revista Sinais de Cena, publicada pelo Centro de Estudos de Teatro e Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. O evento conta com a presença de alguns autores deste número numa mesa redonda e termina com o anúncio do tema do próximo Dossiê Temático.

Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala C130 (Anfiteatro II)
Data: 15 de Fevereiro de 2023
Horário: 17H00

POETRY WITHOUT POETS #1

Choreo-somatics of Resting Dissidence | 7-11 de Fevereiro de 2023 | Tanzquartier, Vienna

Poetry without Poets #1 é o primeiro capítulo do projeto de investigação artística 'Institute of Rest(s)’, desenhado por Alix Eynaudi com o apoio de Paula Caspão (investigadora associada), na Manufacture de Lausanne, Hes.so Universidade de Artes e Ciências Aplicadas, em colaboração com o Tanzquartier de VienaO laboratório reúne um grupo de artistas e investigadores para experimentar f

Estórias da Arte – Teatro Em conversa com… Mário Moutinho

Neste ciclo de conferências pretende-se abordar a história e as estórias das artes performativas, através de um olhar mais próximo e experimentado nas diversas áreas a abordar. Nesta sessão do ciclo Estórias da Arte – Teatro, Paula Magalhães vai conversar com Mário Moutinho que nos irá contar inúmeras estórias da sua já longa carreira de ator e encenador.

Oficina da Diferença

O Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, a Acesso Cultura e a Terra Amarela  convidam para um encontro na
“Oficina da Diferença”: oportunidade dirigida à artistas das Artes Performativas para a reflexão sobre a criação coletiva a partir das diferenças individuais.

O que é ?

NOVAS DATAS | LABORATÓRIO PARA O ATOR – por Bruno Schiappa

Espaço de formação, reciclagem e desenvolvimento para atores, atores em formação ou início de carreira e pessoas que procurem a sua expressão através da Arte do Ator. Dirigido por Bruno Schiappa.

Os estrangeiros são bem-vindos.

Sextas-feiras, a partir de 3 de fevereiro até final de julho, com apresentação informal, pública, em julho