Historial

2022

Colóquio La Fortune de Molière: répertoires, mythes et interprétations

Comemoração dos 400 anos do Nascimento de Molière

Questionar a fortuna e a atualidade de Molière, tal é o desafio deste simpósio comemorativo dos 400 anos do nascimento de Jean Baptiste Poquelin, organizado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação CIAC da Universidade do Algarve e pelo Centro para Estudos de Letras (CEL) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF), sob a ég

Colóquio Internacional Gil Vicente na mudança dos tempos

Em 2002, o Centro de Estudos de Teatro celebrou os quinhentos anos da primeira representação teatral de Gil Vicente com um Congresso Internacional de grande envergadura. Dez anos depois, em 2012, comemoraram os 450 anos da publicação da Compilação de Todalas Obras com um colóquio que actualizou o conhecimento sobre a obra de Gil Vicente produzido nessa década que decorrida entre os dois encontros.

Histórias do Experimental (em Portugal): pessoas, experiências e lugares

As dobras de um corpo (de trabalho) com João Fiandeiro e Liliana Coutinho

Da Malaposta ao Ginjal, da Fábrica da Pólvora à Capital, até chegar ao Atelier RE.AL, a atividade de João Fiadeiro e da estrutura que criou, a RE.AL, confundem-se com a história dos lugares que habitou e ajudou a construir, espaços que se quiseram coletivos e de experimentação, formando e acolhendo gerações de artistas. Por ocasião da doação do arquivo do Atelier RE.AL ao Museu de Serralves, o coreógrafo João Fiadeiro e a curadora Liliana Coutinho revisitam estes lugares, pensando experiência, experimentalis

TU CÁ, TU LÁ COM A HISTÓRIA DO TEATRO

A memória do teatro por Francisco Frazão (TBA) com Rui Pina Coelho (CET-FLUL)

No "Tu cá, tu lá com a história do teatro" de Novembro contaremos com os convidados Francisco Frazão, director artístico do Teatro do Bairro Alto (TBA) e Rui Pina Coelho, investigador e director do Centro de Estudos de Teatro.

Tu cá tu lá com a história do teatro

A patrimonialização do teatro galego e a construção do seu relato historiográfico

A sessão de Outubro do Tu cá tu lá com a história do teatro será dedicada à "Patrimonialização do teatro galego e a construção do seu relato historiográfico", contando com o Professor Carlos-Caetano Biscainho-Fernandes, coordenador do Grau em Galego e Português da Universidade da Coruña, que se encontra actualmente a fazer investigação no CET, como orador convidado. Terá como interlocutor Carlos Callón, Professor no Instituto Espanhol de Lisboa. Estão todos convidados!

Ciclo Expanded Practices All Over

Black Preformance: Violence com Fred Moten

O seminário começa com uma leitura de Hannah Arendt, Frantz Fanon e Emmanuel Levinas sobre violência – uma matéria que ficou inacabada no meu livro de 2018, The Universal Machine. O trabalho destes autores será observado num pano de fundo composto por trabalhos de Allen Feldman, Denise Ferreira da Silva e Hortense Spillers.

Conversas (In)seguras com Susan Klein

Klein Technique™: Re-Educating Dancers and Mover

O treino de dança tradicional tem sido ensinado de forma incorreta e mecanizada, de forma reducionista e desconectada. Como resultado disso, o corpo e o movimento são continuamente mal compreendidos. Nesta edição do (Un)Safe Conversations, Susan Klein, a professora de dança de renome mundial, explorará e explicará, o conceito e a pedagogia essenciais da técnica Klein™, levantando questões essenciais como “O que é a inteligência do corpo? Como trabalhamos com a mente do corpo? Por que trabalhamos ao nível do osso?

Inauguração da exposição Pedro Soares no Teatro da Graça: fotografia e memória do Grupo Teatro Hoje

Inauguração da exposição Pedro Soares no Teatro da Graça: fotografia e memória do Grupo Teatro Hoje, de Pedro Soares, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, produzida no âmbito do Projecto PERPHOTO, com curadoria de Filipe Figueiredo e Raquel Montez Raimundo e design de exposição de Marta Anjos. A inauguração terá lugar dia 23, pelas 18h, e está inserida na programação da Conferência Internacional PERPHOTO - O Arquivo, o Corpo e o Medium - Cruzamentos entre Fotografia e Performance na teoria e na prática.

Inauguração da exposição Text Hack

Inauguração da exposição Text Hack, de Susana Chicó, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, produzida no âmbito do Projecto PERPHOTO, com curadoria de Cosimo Chiarelli e Filipe Figueiredo e design de exposição de Marta Anjos. A inauguração terá lugar dia 23 de setembro, pelas 18h, e está inserida na programação da Conferência Internacional PERPHOTO - O Arquivo, o Corpo e o Medium - Cruzamentos entre Fotografia e Performance na teoria e na prática.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PERPHOTO

O Arquivo, o Corpo e o Medium - Cruzamentos entre Fotografia e Performance na teoria e na prática

O projeto de investigação PERPHOTO dedica a sua conferência internacional final aos múltiplos desafios, oportunidades e limites que surgem do encontro e intersecção entre fotografia e performance, em questões teóricas e práticas.