A Web tornou-se, em cerca de 25 anos, num meio de grande importância para a escrita e a publicação, através de websites, blogs, fóruns e redes sociais. No entanto, não é raro esses conteúdos online desaparecerem. Será este património digital recuperável?
1ª Jornada ARTHE - Arquivar o Teatro
Investigadores do projeto ARTHE encontram-se com responsáveis por companhias de teatro envolvidas no projeto para discutirem o processo de trabalho, os objetivos e os métodos em desenvolvimento. Que nos pedem os arquivos? Que procuramos neles? Como mantê-los vivos e atuantes?
Data: 28 de Fevereiro de 2023
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala B112.B
Horário: 10h-17h
POETRY WITHOUT POETS #1
Choreo-somatics of Resting Dissidence | 7-11 de Fevereiro de 2023 | Tanzquartier, Vienna
Poetry without Poets #1 é o primeiro capítulo do projeto de investigação artística 'Institute of Rest(s)’, desenhado por Alix Eynaudi com o apoio de Paula Caspão (investigadora associada), na Manufacture de Lausanne, Hes.so Universidade de Artes e Ciências Aplicadas, em colaboração com o Tanzquartier de Viena. O laboratório reúne um grupo de artistas e investigadores para experimentar f
Lançamento da revista Sinais de Cena
Lançamento e apresentação do nº 1 da 3ª série da revista Sinais de Cena, publicada pelo Centro de Estudos de Teatro e Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. O evento conta com a presença de alguns autores deste número numa mesa redonda e termina com o anúncio do tema do próximo Dossiê Temático.
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala C130 (Anfiteatro II)
Data: 15 de Fevereiro de 2023
Horário: 17H00
TU CÁ TU LÁ COM A HISTÓRIA DO TEATRO
Esta sessão teremos como oradora convidada a professora da Universidad de Nacional de la Plata (Argentina) para nos falar sobre a a vivência e o papel das actrizes na Buenos Aires colonial. Como interlocutora convidada contaremos com a investigadora do CET Marta Rosa. Contamos com a vossa presença!
Data: 07 de Fevereiro de 2023
Horário: 17h00
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala B112.C
Estórias da Arte – Teatro Em conversa com… Carlos Avilez
Neste ciclo de conferências pretende-se abordar a história e as estórias das artes performativas, através de um olhar mais próximo e experimentado nas diversas áreas a abordar. Nesta sessão do ciclo Estórias da Arte – Teatro, Paula Magalhães vai conversar com Carlos Avilez que nos irá contar inúmeras estórias da sua já longa carreira de encenador.
Local: CCB - Centro Cultural de Belém
Data: 11 de Fevereiro de 2023
Horário: 17h00-18h30
Adeus a Georges Banu
É com infinita tristeza que acabamos de saber do desaparecimento de Georges Banu. Ele era um monumento em si mesmo. De origem romena e francês de coração, Georges Banu, professor emérito da Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle, era um poço de conhecimento teatral. Espectador entusiasta, nunca deixou de escrever e comentar a atividade dos fazedores de teatro contemporâneos.
Oficina da Diferença
O Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, a Acesso Cultura e a Terra Amarela convidam para um encontro na
“Oficina da Diferença”: oportunidade dirigida à artistas das Artes Performativas para a reflexão sobre a criação coletiva a partir das diferenças individuais.
O que é ?
Clube Espectador
Uma conversa informal entre espectadoras e espectadores após o espetáculo de Dinis Machado, "A Sagração da Primavera", moderada por Diana Niepce. O CLUBE ESPECTADOR é um projeto coordenado por José Maria Vieira Mendes e Maria Sequeira Mendes, com a colaboração da Rua das Gaivotas 6 e do Teatro do Bairro Alto, e consiste na promoção de conversas informais a propósito de espetáculos.
Data: 14 de Janeiro de 2023
Horário: 19h30
Local: Teatro do Bairro Alto
NOVAS DATAS | LABORATÓRIO PARA O ATOR – por Bruno Schiappa
Espaço de formação, reciclagem e desenvolvimento para atores, atores em formação ou início de carreira e pessoas que procurem a sua expressão através da Arte do Ator. Dirigido por Bruno Schiappa.
Os estrangeiros são bem-vindos.
Sextas-feiras, a partir de 3 de fevereiro até final de julho, com apresentação informal, pública, em julho