PODCAST TU CÁ TU LÁ COM A HISTÓRIA DO TEATRO

Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett. Genética e História do Teatro

Neste episódio do "Tu cá tu lá com a história do teatro", dedicado ao Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, a crítica textual aliou-se à história do teatro para melhor se compreender este texto clássico da dramaturgia portuguesa. 

Conversas (In)seguras Com Virgínia Kastrup & Luciana Caliman

As artes da atenção conjunta

Nessa conversa falaremos sobre a importância de prestarmos atenção à nossa atenção e de cultivarmos regimes atencionais que fortaleçam nossa correspondência cuidadosa com o mundo. Trata-se de praticar as artes da atenção conjunta, um convite a pensar a atenção para além do indivíduo, como processo fundamental na constituição das redes relacionais que articulam humanos e não humanos.

Newsletter do ARTHE - Arquivar o Teatro

A equipa do projeto ARTHE convida todos e todas a assinar esta newsletter, um portal para explorar as atividades da nossa pesquisa. Conheça os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos nossos investigadores, descubra documentos encontrados em arquivos e acompanhe as nossas visitas aos arquivos das estruturas artísticas participantes do projeto. Compartilharemos regularmente experiências, descobertas e resultados do nosso trabalho.

Apresentação de Viva la Muerte de Fernando Arrabal

Por ocasião do ciclo de filmes com curadoria da Associação de Escritores, o investigador Bruno Schiappa foi convidado para fazer uma introdução sobre Fernando Arrabal no dia de fecho do ciclo, às 19h00, na Cinemateca, na Sala Félix Ribeiro.

Local: Cinemateca
Data: 30 de Maio de 2023
Organização: Associação de Escritores

PODCAST TU CÁ TU LÁ COM A HISTÓRIA DO TEATRO

"Livro meu que esperas tu? Para uma história da 'Copilaçam de todalas obras' de Gil Vicente"

Neste episódio, o professor Márcio Muniz da Universidade Federal da Bahia procede a uma leitura fina da Compilaçam de todalas obras de Gil Vicente (1562) de Gil Vicente, apresentando uma história da leitura em que aborda questões de composição do livro, dos paratextos, dos géneros de teatro, etc.., tendo como interlocutora a professora Vanda Anastácio do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES: Mulheres em palco: dos bastidores à ribalta. A mulher no teatro até ao século XIX

Desde a sua origem que a História do Teatro tem sido feita por nomes masculinos. No entanto, é impensável que as mulheres não tenham tido também um papel importante nesta construção. Além de existirem enquanto personagens, os seus contributos enquanto intérpretes, dramaturgas, compositoras, empresárias, mecenas, cenógrafas ou figurinistas, entre um vasto conjunto de outras funções, foram fundamentais para o desenvolvimento da prática teatral.

Pensar a marioneta. FIMFA Lx. Conversas e reflexões

Esta publicação nasce do desejo de fixar, partilhar e divulgar conversas, entrevistas e críticas de teatro realizadas durante o FIMFA Lx21, com companhias e marionetistas, investigadores portugueses e estrangeiros, como o Teatro de Marionetas do Porto, o Teatro de Ferro, Patrick Sims, Christine Zurbach, Didier Plassard e os Bonecos de Santo Aleixo, para além de uma entrevista à direção artística d’A Tarumba/FIMFA.

PODCAST TU CÁ TU LÁ COM A HISTÓRIA DO TEATRO

S01 E02 - O paradoxo feminino no teatro em Portugal no séc. XVIII

Neste segundo episódio do Podcast Tu cá tu lá com a história do Teatro, subordinado ao tema "Ensinar e encenar o teatro clássico hoje", José Pedro Serra fala-nos sobre o que é ensinar e o modo como o teatro toma parte nessa transformação que o ensino implica. José Maria Vieira Mendes é o interlocutor convidado trazendo para o debate questões que concorrem para perceber como a sociedade e o teatro contemporâneo se podem relacionar com esta herança cultural.