Actividades

Apresentação de Viva la Muerte de Fernando Arrabal

Por ocasião do ciclo de filmes com curadoria da Associação de Escritores, o investigador Bruno Schiappa foi convidado para fazer uma introdução sobre Fernando Arrabal no dia de fecho do ciclo, às 19h00, na Cinemateca, na Sala Félix Ribeiro.

Local: Cinemateca
Data: 30 de Maio de 2023
Organização: Associação de Escritores

Sinais de Cena | Chamada para Artigos

O próximo Dossiê Temático da revista Sinais de Cena será dedicado ao Teatro de Marionetas e Formas Animadas. Os organizadores do volume convidam estudantes, investigadores e profissionais das artes performativas a apresentarem contributos que possam expandir o conhecimento sobre esta forma de teatro. Os textos podem ser enviados até 15 de junho de 2023 para sinaisdecena@gmail.com.
 

SAVE THE DATE ● Escola de Verão: Na Prática

Indíralo: como não fazer algo individualmente 

com María Jerez, Quim Pujol  | 5 — 9 julho | Centro Cultural do Alviela, Portugal

O Método online aplicado a cenas e ao canto

 

Após 18 anos de trabalho sobre O Método de Lee Strasberg, com Marcia Haufrecht, membro do Actor’s Studio de Nova Iorque, e 28 anos de formação de atores com um programa próprio mas muito diverso, Bruno Schiappa inicia agora este desafia, que lança a atores, cantores, bailarinos, encenadores e pessoas com interesse nas artes performativas, de trabalharem online e, desse modo, aprender as ferramentas desta técnica maravilhosa e, simultaneamente, adaptarem-se ao trabalho de câmara e online, condição imprescindível nos tempos atuais.

NOVAS DATAS | LABORATÓRIO PARA O ATOR – por Bruno Schiappa

Espaço de formação, reciclagem e desenvolvimento para atores, atores em formação ou início de carreira e pessoas que procurem a sua expressão através da Arte do Ator. Dirigido por Bruno Schiappa.

Os estrangeiros são bem-vindos.

Sextas-feiras, a partir de 3 de fevereiro até final de julho, com apresentação informal, pública, em julho

Passeio guiado, O percurso teatral da Inquisição nos Autos-da-Fé

O percurso do auto-da-fé em que foi queimado António José da Silva (8 de maio de 1705 – 19 de outubro de 1739), dramaturgo luso-brasileiro, acusado de bruxaria por fazer espetáculos com marionetas (os inquisidores – ou os invejosos – diziam que os bonecos estavam enfeitiçados porque falavam e cantavam). 

Durante alguns anos pensei em fazer uma reconstituição (reenactment)de um auto-da-fé do Séc. XVIII. Tal não foi, até ao momento, possível, porque requer muita segurança.

CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES: Mulheres em palco: dos bastidores à ribalta. A mulher no teatro até ao século XIX

Desde a sua origem que a História do Teatro tem sido feita por nomes masculinos. No entanto, é impensável que as mulheres não tenham tido também um papel importante nesta construção. Além de existirem enquanto personagens, os seus contributos enquanto intérpretes, dramaturgas, compositoras, empresárias, mecenas, cenógrafas ou figurinistas, entre um vasto conjunto de outras funções, foram fundamentais para o desenvolvimento da prática teatral.