E-books

Theatrology: Science of a Performative Civilization

A premissa deste projecto ensaístico é, ao longo de dez capítulos e três partes, que podemos alternadamente designar por cenas e actos, respectivamente, apresentar ao leitor comum o universo das Artes Performativas através da desconstrução do conceito de «Teatrologia» (um vocábulo inexistente em qualquer dicionário vulgar, quer se trate de uma língua germânica ou românica, por exemplo) rumo ao carácter performático (ou teatralidade, se quisermos) inato à e embutido na natureza humana.

Criar e Produzir II

Inclui entrevistas com
Guilherme GomesJoão de BritoJorge Silva MeloMaria de VasconcelosMiguel JesusPatrícia PaixãoRicardo Neves-Neves

Apoio
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Câmara Municipal do Montijo, Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro

João Garcia Miguel e a transificação do corpo: com um capítulo sobre Sara Ribeiro

Através da revisão de conceitos importados dos rituais, este livro sobre João Garcia Miguel oferece uma visão particular sobre o uso do corpo no teatro deste criador como pilar da sua obra e, sobretudo, na tríade Yerma; Los Negros e os Deuses do Norte; La Vida Es Sonho (todos com Sara Ribeiro). Questões como o erotismo e o êxtase  partilhados entre os performers e o público, são abordadas numa transversalidade entre a biografia e as sexualidades que o corpo apresentado e os corpos representados sugerem de modo mais ou menos evidente.

European Journal of Theatre and Performance | Issue 2

Já está em linha o segundo número da revista electrónica da EASTAP - European Journal of Theatre and Performance - ISSUE 2 MAY 2020, de dedicado ao tema "PAST, PRESENT AND FUTURES OF CREATIVE PROCESSES IN THE PERFORMING ARTS".

Destacamos o artigo « ARGOS, un projet innovant d’observations de processus de création en Europe », assinado por Maria João Brilhante, Brigitte Prost, Sophie Proust & Ana Clara Santos, sobre um dos projectos em desenvolvimento no CET.

A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos

Prefaciado e coordenado por Mickael de Oliveira, a presente obra estrutura-se em três eixos (‘Formas de Presença’, ‘Reescrita e dramaturgia’ e ‘Ensaio, documento e leitura’), oferecendo dez ensaios que pensam a dramaturgia e a escrita literária em diálogo com a cena teatral e coreográfica europeia e americana.

Criar e Produzir

Quais são as diferentes práticas e formas de entender em que consiste a produção? Que lugar é que esta ocupa na actividade artística? Quais são os seus contornos no contexto do teatro contemporâneo? Foram estas algumas da questões que motivaram a organização da jornada Criar e Produzir: Modalidades de Cooperação Criativa nas Artes Cénicas, que teve lugar a 27 de Março de 2017, Dia Mundial do Teatro, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, Montijo.

T.E.E.N - Booklet

At the end of our EU-project we have collected all of our experiences and findings in a booklet, and you can download it here. If you are interested in a hard copy, please contact one of the partners.

In this book you will find a description of the tools and methods that were found to be useful during the research carried out throughout the TEEN-project.

 Performance in the Public Sphere

The ebook Performance in the Public Sphere is a version of the printed paperback Performance na Esfera Pública (Orfeu Negro 2017).
It includes original essays and artist pages in English plus Projecto P! conference papers.