Historial

2022

TU CÁ, TU LÁ COM A HISTÓRIA DO TEATRO

Neste regresso à actividade lectiva, retomamos o Tu cá tu lá com a história do teatro. A 9.ª sessão do Tu cá tu lá terá como orador convidado o Director do Museu Nacional do Teatro e da Dança, Dr. Nuno Moura, e como interlocutora convidada a Professora Maria João Brilhante, investigadora do CET e coordenadora do projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia ARTHE - Arquivar Teatro. 

Oficina sobre O Método para o Ator

A importância das escolhas pessoais e o estímulo da memória sensorial na assinatura artística do ator.

Exposição: Parque Mayer 100 anos - O Esplendor da Revista

A 15 de junho de 1922 abria a Feira do Parque Mayer, para fazer reviver as antigas feiras da capital de acordo com as exigências dos tempos modernos. Paredes meias com a Avenida da Liberdade, nascia um novo espaço, com comes e bebes e divertimentos, incluindo teatros. O Maria Vitória foi inaugurado a 1 de julho de 1922. Nos anos seguintes abriam mais três teatros: o Variedades (1926), o Capitólio (1931) e o ABC (1956).

Laboratório de Teatro Clássico Português

Aulegrafia, de Jorge Ferreira de Vasconcelos

Apresentação da Comédia quinhentista Aulegrafia, de Jorge Ferreira de Vasconcelos, no âmbito do Laboratório de Teatro Clássico Português, promovido por Silvina Pereira e Júlio Martin. O espectáculo decorrerá no Claustro da Igreja da Graça, em Lisboa, de 07 a 24 de Julho de 2022 (quarta-feira a domingo) pelas 21 horas.

ESCOLA DE VERÃO NA PRÁTICA

Trabalhos de grupo: Práticas colaborativas em processos de criação e investigação em artes performativas com auéééu, Gustavo Vicente, Rui Pina Coelho e Vera Borges.

Na edição de 2022 da Escola de Verão: Na prática, tomaremos como motor o crescente interesse (ou necessidade?) por práticas colaborativas para refleti

COLÓQUIO INTERNACIONAL MIGRAÇÕES MUSICAIS E TEATRAIS: PRÁTICAS PERFORMATIVAS NA EUROPA DOS SÉC. XVII E XVIII

O décimo colóquio internacional no Palácio Nacional de Queluz, decorrerá de 8 a 10 de Julho de 2022 e é organizado pelo DS-CEMSP e CMBV. no contexto da Temporada crusada Portugal-França, e vai debater questões performativas sobre a circulação europeia dos compositores, libretistas, músicos, cantores, arquitectos teatrais, e como este movimento modificou os gostos e moldou novas realidades artísticas durante os séc. 17 e 18.

Lançamento do livro "Quem tem medo das emoções?"

A pandemia Covid 19 provocou um choque emocional em todo o mundo, convulsionando a vida como a conhecíamos e contaminando a nossa experiência íntima. Ainda não falámos o bastante sobre ela. Ainda não ganhámos uma maior consciência colectiva sobre como a nossa vida privada é determinada por condicionantes políticas, mediáticas, sociais ou culturais. O livro Quem tem medo das emoções? reúne episódios em que esses condicionamentos são evidentes fazendo uma ponte com abordagens teóricas contemporâneas, numa perspectiva de construção de futuro, não de um relato do passado.

Tu cá, tu lá com a história do teatro - Parque Mayer: a consolidação do teatro de revista em Portugal

A 8.ª sessão do Tu cá tu lá com a história do teatro será dedicada ao "Parque Mayer: a consolidação do teatro de revista em Portugal". Paula Magalhães, investigadora do CET, será a nossa guia nos primórdios deste importante cultural lisboeta, contando com a Andreia Brito Silva como interlocutora convidada.

Data: 18 de Maio de 2022
Horas: 17h00 
Local: Sala C138 B - FLUL
 

Concurso para atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Estudante de Doutoramento

Encontra-se aberto o concurso para atribuição de (1) Bolsa de Investigação (BI) para Estudante de Doutoramento, no âmbito do projecto de I&D “Arquivar o Teatro” (PTDC/ART-PER/1651/2021), do Centro de Estudos de Teatro, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiada por fundos nacionais da FCT/MCTES.

Referência: CET_24_2022_BI_EstudanteDeDoutoramento_ProjectoARTHE_Abril

Concurso para atribuição de uma (2) Bolsa de Investigação para Estudante de Mestrado

Encontram-se aberto os concursos para atribuição de (2) Bolsa de Investigação (BI) para Estudante de Mestrado, no âmbito do projecto de I&D “Arquivar o Teatro” (PTDC/ART-PER/1651/2021), do Centro de Estudos de Teatro, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiada por fundos nacionais da FCT/MCTES.

 

Referência: CET_26_2022_BI_EstudanteDeMestrado_ProjectoARTHE_Abril