Historial

2023

NOVAS DATAS | LABORATÓRIO PARA O ATOR – por Bruno Schiappa

Espaço de formação, reciclagem e desenvolvimento para atores, atores em formação ou início de carreira e pessoas que procurem a sua expressão através da Arte do Ator. Dirigido por Bruno Schiappa.

Os estrangeiros são bem-vindos.

Sextas-feiras, a partir de 3 de fevereiro até final de julho, com apresentação informal, pública, em julho

Clube Espectador

Uma conversa informal entre espectadoras e espectadores após o espetáculo de Dinis Machado, "A Sagração da Primavera", moderada por Diana Niepce. O CLUBE ESPECTADOR é um projeto coordenado por José Maria Vieira Mendes e Maria Sequeira Mendes, com a colaboração da Rua das Gaivotas 6 e do Teatro do Bairro Alto, e consiste na promoção de conversas informais a propósito de espetáculos.

Data: 14 de Janeiro de 2023
Horário: 19h30
Local: Teatro do Bairro Alto

2022

Jornadas de Estudos de Teatro: (Re)Conhecer Osório Mateus

As Jornadas de Estudos de Teatro: (Re)conhecer Osório Mateus pretendem assinalar o começo dos Estudos de Teatro, área do conhecimento que reúne atualmente um elevado número de alunos, investigadores e docentes nos três ciclos de formação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no Centro de Estudos de Teatro.

"HÁ MAIS MUNDOS" | OFICINA DE REVOCABULAÇÃO

Iniciativa integrada nas Jornadas de Estudos de Teatro (Re)conhecer Osório Mateus

Acolhendo estudantes e investigadores de todas as proveniências, propomos uma oficina com a duração de um dia, para trabalhar a partir do encontro de diferentes textos de Osório Mateus com textos e materiais de outras autorias, registos e estilos. O encontro visa a imprevisibilidade do resultado e a continuidade da pesquisa.

TU CÁ TU LÁ COM A HISTÓRIA DO TEATRO

Teatro e música em Portugal (séc. XVIII-XIX)

Na sessão de Dezembro do "Tu cá, tu lá com a história do teatro", pretende-se abordar a relação entre o teatro e a música em Portugal nos séculos XVIII e XIX, bem como a forma como o género lírico tem vindo a ser encenado nos últimos anos. Para esta conversa contaremos com a presença dos convidados Marcos Magalhães, maestro principal d'Os Músicos do Tejo e Luísa Cruz, actriz. A sessão terá lugar no dia 14 de Dezembro, às 17:00 horas, na sala C135.B da FLUL.

Clube Espectador

Uma conversa informal entre espectadoras e espectadores após o espetáculo de Silvana Ivaldi, Haze Gaze, moderada por J.M. Vieira Mendes e Maria S. Mendes, professores na FLUL. O CLUBE ESPECTADOR é um projeto coordenado por ambos, com a colaboração da Rua das Gaivotas 6 e do Teatro do Bairro Alto, e consiste na promoção de conversas informais a propósito de espetáculos.

Data: 03 de Dezembro de 2022
Local: Rua das Gaivotas 6
 

Créditos de Imagem: Tatiana Saavedra

Psicanálise e Cinema: Vitalina Varela

A partir do filme Vitalina Varela de Pedro Costa, iremos conversar sobre o recalcamento do colonialismo. Sustentamos com a narrativa do filme que o fantasma do colonialismo permanece activo e inconsciente, não obstante as tentativas de apagamento.

Data: 03 de Dezembro de 2022
Local: Centro Português de Psicanálise
Organização: Centro Português de Psicanálise | Joana Lamas e Lucas Ferraço Nassif

Lançamento do Livro Criar e Produzir III

O Centro de Estudos de Teatro (FLUL) e a Companhia Mascarenhas-Martins juntaram-se pela primeira vez em 2017 para promover a discussão pública acerca da forma como, na prática, é pensada a relação entre produção e criação. Esse encontro deu origem à primeira publicação Criar e Produzir. Em 2020, na impossibilidade de organizar um segundo encontro presencial devido à pandemia de Covid-19, foram realizadas diversas entrevistas a artistas e produtores, dando origem a uma segunda publicação.

Colóquio La Fortune de Molière: répertoires, mythes et interprétations

Comemoração dos 400 anos do Nascimento de Molière

Questionar a fortuna e a atualidade de Molière, tal é o desafio deste simpósio comemorativo dos 400 anos do nascimento de Jean Baptiste Poquelin, organizado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação CIAC da Universidade do Algarve e pelo Centro para Estudos de Letras (CEL) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF), sob a ég

Colóquio Internacional Gil Vicente na mudança dos tempos

Em 2002, o Centro de Estudos de Teatro celebrou os quinhentos anos da primeira representação teatral de Gil Vicente com um Congresso Internacional de grande envergadura. Dez anos depois, em 2012, comemoraram os 450 anos da publicação da Compilação de Todalas Obras com um colóquio que actualizou o conhecimento sobre a obra de Gil Vicente produzido nessa década que decorrida entre os dois encontros.