Práticas Discursivas em Artes Performativas
Entendendo as artes performativas como manifestações complexas que desenvolvem formas de experimentação, intermedialidade e criticalidade singulares, esta linha de investigação dedica-se à produção de pensamento transversal e interseccional a partir da auscultação das práticas de composição, investigação e estudo artísticos.
Com declarado enfoque na particularidade das ‘práticas’ – artísticas e/ou de estudo/investigação –, suas ecologias e condições de produção, privilegia-se um posicionamento epistemológico que não considera simplesmente os processos e os trabalhos artísticos enquanto objetos de análise estética, mas enquanto geradores de múltiplas formas de conhecimento e ativadores de outros mundos possíveis.
Afirmando o discurso como prática situada de intervenção sociopolítica, a investigação desenvolvida nesta linha dá especial atenção à performatividade dos vocabulários em uso e seus processos de transformação, estudando a ligação entre a invenção de conceitos e a emergência de outras maneiras de viver e imaginar.
Em torno de um interesse comum pela tensão entre o discurso como ato performativo e a performance como eventual ato de investigação, pretende-se abrir espaço e gerar contexto para a reflexão crítica que se opera entre a prática artística como investigação e a investigação teórica como prática – ambas situadas, contingentes e conscientes das suas dimensões sociopolíticas e do seu impacto ambiental.
Ao reunir investigadores com percursos distintos, o espaço de investigação aberto por esta linha gera encontros entre áreas de conhecimento diversas – Estudos de Teatro e Performance, Estudos da Dança, Estudos Literários e Comparatistas, Filosofia da Linguagem, Estética, Pós-humanista e Ambiental, Dramaturgia, Estudos de Género, Estudos da Deficiência, Estudos de Tradução, Estudos de Ciência Feministas, Estudos de Cinema, Estudos do Arquivo e da Memória, Estudos Curatoriais, Museologia, Estudos Negros, Teoria do Afetos, Ecocrítica, Ciências Cognitivas, Novos Materialismos, Teoria da Crítica, entre outras –, desenvolvendo colaborações transdisciplinares com várias instituições académicas e outros espaços de pesquisa e/ou criação artística, a nível nacional e internacional.
Em estreita relação com o projeto estratégico do Centro de Estudos de Teatro, os trabalhos da linha PDAP situam-se claramente no “campo expandido” das artes performativas contemporâneas e desdobram-se em vários tipos de atividades: projetos de edição, organização de conferências e outros eventos científicos, oficinas de pesquisa e ações de formação, projetos de investigação artística em colaboração com outras instituições, desenvolvimento e integração de redes de investigação, organização de encontros de leitura e tradução experimental, ações de partilha e reflexão crítica em torno de projetos de pesquisa e/ou criação em curso, missões e estabelecimento de parcerias internacionais, entre outras a inventar e/ou descobrir. Conta com uma revista especializada – Sinais de Cena: Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas – e opera em diálogo permanente com o Programa em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Coord. Gustavo Vicente (gv@edu.ulisboa.pt).
História do Teatro e do Espectáculo
O grupo de investigação História do Teatro e do Espectáculo traduz uma das linhas programáticas que nortearam a constituição do Centro de Estudos de Teatro: as sólidas fundações documentais constituem o alicerce do estudo e da problematização do fenómeno teatral. Assente numa dimensão histórica e documental, a actividade do grupo organiza-se em linhas de investigação convergentes, num programa que segue os princípios da ciência aberta disponibilizando recursos online que sustenta a herança do pioneirismo do Centro de Estudos de Teatro nas Humanidades Digitais:
– História do Teatro em Portugal
Estudo dos sistemas teatrais que ao longo dos séculos foram organizando a actividade teatral em Portugal, e dos pressupostos estéticos que a marcaram. São objecto de estudo os teatros enquanto entidades, empresários, actores, cantores, bailarinos, cenógrafos, figurinistas, encenadores, ensaiadores, pontos, técnicos, e demais gentes do teatro, bem como autores e compositores, repertórios representados, géneros, e os diferentes componentes do espectáculo.
– Retórica e Poéticas
Estudo e edição dos textos teóricos que ao longo dos séculos foram estabelecendo os preceitos da escrita e da representação teatral.
– Corpus
Colecção, edição e estudo dos textos de teatro de autores portugueses dos séculos XVI ao XX. Contemplam-se originais, traduções e adaptações. A publicação faz-se em dois suportes: digital e papel.
– Influências, Migrações e Circuitos
Estudam-se, por um lado, fenómenos da recepção de autores, actores, encenadores, etc. estrangeiros em Portugal e o modo como influíram no cânone estético do teatro português; por outro lado, estudam-se fenómenos de difusão global do teatro português ao longo da história, na sua diversidade de modos e práticas de produção.
– Documentação e arquivo
a) recolha, transcrição (diplomática e com actualização ortográfica) e análise dos documentos que permitem estabelecer a História do Teatro em Portugal, dos séculos XIII ao XX, estabelecendo relações entre eles e disponibilizando-os digitalmente em colectâneas documentais.
b) extracção e disponibilização de dados recolhidos em fontes diversas, num complexo sistema de informação assente em registos de espectáculos apresentados em Portugal nos séculos XX e XXI.
– Arquitecturas Perdidas
Estudos conducentes à reconstituição virtual de espaços teatrais desaparecidos.
Coord. Paula Gomes Magalhães (paula.magalhaes@campus.ul.pt) e José Pedro Sousa (joselouro@campus.ul.pt).
Teatro e Imagem
A linha de investigação Teatro e Imagem propõe como objeto de estudo os materiais imagéticos associados à atividade performativa. São considerados tanto os materiais com particular interesse para a constituição de uma história do teatro por imagens e sua interpretação, como também, a presença da imagem na construção do espetáculo teatral. Dedica-se à análise das relações entre teatro e imagem, bem como da contaminação do espaço do teatro pela imagem cinematográfica, convocando uma reflexão teórica em torno do estatuto da imagem e das condições tecnológicas da sua produção.
Coord. Cosimo Chiarelli (cchiarelli@letras.ulisboa.pt) e Filipe Figueiredo (ffigueiredo2005@gmail.com)