O Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, a Acesso Cultura e a Terra Amarela convidam para um encontro na
“Oficina da Diferença”: oportunidade dirigida à artistas das Artes Performativas para a reflexão sobre a criação coletiva a partir das diferenças individuais.
O que é ?
Uma jornada de reflexões teóricas e experiências práticas para pensar sobre a diferença como potência criativa. Através do encontro do ‘eu’ e do ‘outro’ e das individualidades que este encontro revela, a oficina promove uma oportunidade de abordar a criação artística sob a perspetiva da diversidade das diferenças individuais.
No encontro com a diversidade do ‘outro’, artistas com e sem deficiência irão refletir sobre as suas próprias individualidades e experimentar a criação a partir do dissenso que a diversidade promove. A experiência prática e as reflexões teóricas permitirão provocar o pensamento dos participantes sobre:
- Quem é ‘o outro’? Sobre a autoridade de quem fazemos reivindicações, e sobre a autoridade de quem negamos as reivindicações dos outros?
- Como os conceitos de diversidade, equidade e inclusão são intrínsecos nas artes performativas?
- Como reconhecer na diferença o poder criativo?
- Como o dissenso da diferença nas artes performativas é a potencia para uma ética da interpretação e transformação social?
- Como a interação corporificada com a diferença do outro é afirmação criadora de um ‘outro mundo’?
Para quem?
Oportunidade de formação e experiência de criação coletiva para 30 artistas das artes performativas com e sem deficiência.
Quando?
8 de fevereiro de 2023.
9h30h às 13h – 14:30h às 19h
Onde?
Polo Largar de S. Vicente
R. Prof. Francisco Gentil 33, 1600-598, Telheiras – Lisboa.
Com quem?
Introdução Teórica e experiência prática com Charlotta Palmstierna Einarsson, Professora Associada da Mid Sweden University
Ex- bailarina e professora de dança, com formação e interesses de investigação trans e interdisciplinares que incluem literatura, teatro e dança, estética, teoria do afeto e fenomenologia. Embora seja uma estudiosa da literatura, a sua experiência como bailarina orienta a sua investigação com o conhecimento do corpo. Seu projeto atual aborda a estética do gesto no drama de Beckett como meio de conectar a poética, a ética e o valor.
Mediação Criativa para criação coletiva com Marco Paiva, Terra Amarela.
Ator, encenador e fundador do TERRA AMARELA. A diferença como potência criativa é o âmago do seu trabalho artístico. Através do Terra Amarela, Marco Paiva promove um diálogo permanente com as perspetivas, formas, fundamentos e conceitos que criam pontes entre o quotidiano comunitário e o transcendente, através da prática artística inclusiva e da criação de obras de arte.
Promoção: Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa
Curadoria: Acesso Cultura
Apoio: Terra Amarela
Financiamento : Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mid Universidade da Suécia.
Investigação Académica: Cintya Floriani Hartmann
Como participar?
Informações e Inscrições : cintyafloriani@gmail.com