Práticas de Encontro – Workshop AGAMA-FO

Criação, performance e dança contemporânea transcultural

Para a quarta edição do ciclo de programação Práticas de Encontro, o Centro de Estudos de Teatro (CET/FLUL) e o estúdio de atuação O Canto do Bode, numa parceria com o Forum Dança, realizam o workshop AGAMA-FO: Criação, performance e dança contemporânea transcultural, com Anani Sanouvi. Como pedagogia criativa e prática investigativa, Agama Fo é um processo de estudo, afinação, criação e representação de corpos-territórios de resistência e resiliência. Altamente sensorial, se fundamenta na questão-conceito “COMO SABER?” e propõe uma experiência visceral, física e mentalmente intensa, um meio trans-sensorial de abrir outras portas e conhecimentos escondidos/adormecidos. Com diferentes níveis de complexidade, a oficina consiste em conjuntos de diferentes práticas desenvolvidas a partir de conhecimentos, especificidades e princípios derivados das danças de várias etnias africanas, entrelaçados com a dança contemporânea e a performance num campo artístico alargado. Embora enraizada nas práticas de dança, esta trajetória de aprendizagem não parte de premissas coreográficas, mas de uma base relacional performativa. Para além das práticas performativas/sensoriais, serão discutidos conhecimentos, perspectivas e contextos culturais que alimentam uma sensibilidade animista nas artes. Ambas as atividades visam a expansão da percepção e a criação de novas configurações de sentido que podem trazer perspectivas para a redução do dano colonial em relação à criação e aos seus elementos fundamentais.

Público: Profissionais e estudantes das áreas de dança, teatro, performance, artistas da ação em geral; estudantes e profissionais do campo da psicologia, antropologia, sociologia e arquitetura.

Organização: Maíra Santos, Vitor Lemos e Gustavo Vicente.
Quando: Dias 24 e 25 de Fevereiro de 2024 das 10h às 18h (com parada para almoço das 13h às 15h)
Onde: Espaço da Penha- Travessa do Calado, 26B, 1170-068 – Lisboa, Portugal.

Inscrições: Enviar email para ocantodobode@gmail.com com comprovativo de transferência bancária no valor de 10€ referente à taxa de colaboração.

Dados bancários: IBAN PT50003503550003672703085 ou MBWAY +351 934 674 537.

Programação
Sábado, dia 24 de Fevereiro
1ª sessão (das 10h às 13h):
ĐÔ TÔ (Ouvir – talvez plantar seus “ouvidos”?)

2ª sessão (das 15h às 18h):
Conversa online com Thomas F. DeFrantz: “Academic, Biopolitics around the concept of Mimicry and Ersatz, in the creative Art field.”

Domingo, dia 25 de Fevereiro
3ª sessão (das 10h às 13h):
NDÉÉ KONOU (A Cerimônia da Alvorada para Conectar e Conversar com o Não-Humano)

4ª sessão (das 15h às 18h):
E’TCHI LELE (PORT: OS BANHOS – Estímulos Multissensoriais)

Anani Sanouvi é um artista transmédia, performer, investigador e educador que trabalha na intersecção entre a dança, a performance, o som e as artes visuais. Nasceu no Togo, cresceu no Gabão, viveu no Senegal, Bélgica, Holanda, Brasil, e atualmente reside em Portugal. Recebeu reconhecimento internacional como laureado da UNESCO, do África Center, do Instituto Sacatar e do Prêmio Rolex Mentor & Protégé. O seu trabalho tem sido apresentado em diversos teatros, festivais, museus e centros culturais. Também colaborou com artistas de renome como Peter Sellars e Anne Teresa De Keersmaeker. Com “Agama-Fo”, uma pedagogia que visa criar e questionar a dança e a performance contemporâneas, enraizada na epistemologia Éwé e no conhecimento animista, realizou palestras e workshops em várias instituições, companhias de dança e de teatro em diferentes países. Atualmente, frequenta o Mestrado em Belas Artes-Dança na Universidade das Artes de Filadélfia e é pesquisador da Graduate School da Universidade das Artes de Berlim. 

Thomas F. DeFrantz é Professor de Dança na Universidade Duke e especializou-se em estética da diáspora africana, historiografia da dança e nas interseções entre dança e tecnologia. DeFrantz lidera o grupo de pesquisa SLIPPAGE na Universidade Duke, um grupo de trabalho voltado para a criação de interfaces inovadoras para a narração de histórias alternativas. DeFrantz acredita em nossa capacidade compartilhada de fazer melhor e de envolver nosso espírito criativo para um bem coletivo que seja antirracista, antihomofóbico, protofeminista e que afirme a diversidade de identidades queer.of Nice. DeFrantz editou diversas publicações, como Dancing Many Drums: Excavations in African American Dance. Recebeu o prêmio CHOICE de Publicação Acadêmica Notável e o Prêmio Errol Hill de 2003 apresentado pela American Society for Theater Research. Ele possui uma extensa lista de publicações, sendo seu monógrafo Dancing Revelations: A Embodiment of African American Culture de Alvin Ailey, agraciado com o Prêmio de Excelência de 2004 de La Torre Bueno na categoria de publicação excepcional em Dança. DeFrantz recebeu o Prêmio de Pesquisa Destacada em Dança de 2017 da Dance Studies Association. Ele atuou como consultor para o Museu Smithsonian de Vida e Cultura Afro-Americana. Seus projetos criativos incluem Queer Theory! An Academic Travesty, fastDANCEpast e reVERSE-gesture-reVIEW. Recentemente, lecionou na University of the Arts Mobile MFA in Dance; ImPulsTanz; no New Waves Institute; na Hampshire College, Stanford, Yale, MIT, NYU e na University of Nice.

Práticas de Encontro é um ciclo de programação promovido pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o estúdio de atuação O Canto do Bode com vista a explorar o alcance epistemológico, afectivo e criativo que o encontro entre diferentes pessoas e colectivos pode proporcionar. Interessa-nos particularmente experimentar práticas alternativas de convivência, de diálogo e de reconhecimento da experiência vivida na relação com o outro enquanto forma de criação de mundos possíveis. 

O Canto do Bode (www.ocantodobode.com) é um estúdio situado em Lisboa voltado para a elaboração de processos e estudos sobre a atuação, ao aprimoramento psicofísico do ator/atriz-performer e ao desenvolvimento de projetos artísticos.

O Centro de Estudos de Teatro (www.ceteatro.pt) é uma unidade de investigação que, desde 1994, funciona como palco privilegiado de atividades de investigação artística e formação de investigadores para o estudo do teatro. Está sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) à qual pertencem vários dos seus membros e integra também investigadores e colaboradores de outras universidades e escolas do país, estudantes de doutoramento, investigadores de pós-doutoramento e profissionais de teatro.

Apoio

Forum Dança (www.forumdanca.pt) é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 1990, cuja missão é promover a dança contemporânea, através da formação profissional e artística, da investigação, da edição e da documentação. É uma plataforma de encontro dos profissionais e do público. Desenvolve projetos pedagógicos, seminários, residências artísticas, apresentações informais, workshops e aulas regulares dirigidos a públicos profissionais e amadores, adultos e jovens. Estrutura independente financiada pelo Ministério da Cultura/Direcção Geral das Artes, pela Câmara Municipal de Lisboa e nalguns projectos específicos pela Fundação Calouste Gulbenkian. Pertence à REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea.



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade