Arquivos das Artes Performativas – balanço, desafios, continuidade
O 1º programa de apoio em parceria CET- DGARTES para tratamento de arquivos de artes performativas por parte das próprias companhias, estruturas e agentes resultou de uma iniciativa do Centro de Estudos de Teatro, subscrita por vários agentes culturais e investigadores, através de um pedido endereçado ao Ministério da Cultura ainda em 2020, aquando do primeiro confinamento (que levou à paralisação do país com consequências graves para o sector).
Foi desenhado pelo Centro de Estudos de Teatro – que aconselha a sua realização sucessiva por vários anos – de forma a identificar, tratar e tornar acessível acervos documentais de inegável interesse para o estudo do teatro e da dança em Portugal.
O programa consagrou três modalidades de apoio, de acordo com o estado de conservação e tratamento dos arquivos: inventariação, tratamento e disponibilização pública, tendo contado em 2021 com um montante global de 350.000 € (trezentos cinquenta mil euros) para um máximo de 24 candidaturas em Teatro, Dança e Cruzamentos Disciplinares por todo o país.
O CET promoveu uma formação inicial no arranque dos trabalhos realizados pelas companhias, estruturas e artistas detentores dos acervos. A coordenação do programa esteve a cargo de Maria João Brilhante e Ana Bigotte Vieira e de uma equipa da DGArtes, tendo o CET redigido um balanço final da iniciativa que neste evento apresentará, em conjunto com as companhias.
1º Programa de Apoio em Parceria CET/DGARTES Arquivos das Artes Performativas
balanço, desafios, continuidade
14h
Balanço do 1º programa de apoio em parceria CET/DGARTES Arquivos das Artes Performativas,
Maria João Brilhante (CET) e Ana Bigotte Vieira (IHC/ IN2PAST)
14.15 – 16.45h
Palavra aos grupos apoiados: os trabalhos no arquivo
- Teatro Experimental do Porto
- Balleteatro
- Companhia Maior
- Paula Parente Pinto (Arquivo Egídio Álvaro)
- O Teatrão
- Marionet
- Cena Lusófona
- João Garcia Miguel
- Teatro Mosca
- Teatro Aberto
- Teatro da Garagem
- Filipe Crawford
- Chapitô
17h
Comentário de Américo Rodrigues (DGARTES)