Imagens de uma Ausência Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem

Imagens de uma Ausência Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem

A efemeridade das artes performativas, que existem num aqui e agora de comunhão participada, está bem expressa na evocação feita pelas inúmeras imagens que sobreviveram ou que insistimos em tenazmente produzir contra o esquecimento.

Se a cultura ocidental tornou hegemónico o poder da palavra escrita como forma de conhecimento da arte teatral, a verdade é que para resistir ao seu fatal desvanecimento, desde os seus primórdios o teatro procurou converter-se em imagens.

No colóquio internacional de que este livro dá conta, reuniram-se quem estuda o teatro, quem o fixa através da fotografia e quem pensa o estatuto da imagem na cultura ocidental. O (re)conhecimento de práticas teatrais através da imagem, o contributo da imagem como registo ou invenção do teatro, o olhar do fotógrafo, a resistência da matéria teatral e o sonho do historiador, são algumas das linhas orientadoras do debate.

Link: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/30677/1/Imagensdeumaausencia_JC.pdf

Investigadores



Logotipos

© 2026 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Financiado pela FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., sob o financiamento:
UID/00279/2025; https://doi.org/10.54499/UID/00279/2025

Financiado pela União Europeia – NextGenerationEU, sob os financiamentos:
UID/PRR/00279/2025; https://doi.org/10.54499/UID/PRR/00279/2025

UID/PRR2/00279/2025; https://doi.org/10.54499/UID/PRR2/00279/2025

www.recuperarportugal.gov.pt

Ficha do projeto:
Ficha do projeto PRR | Ficha do projeto PRR2

Software e Equipamento


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade