Imagens de uma Ausência Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem

Imagens de uma Ausência Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem

A efemeridade das artes performativas, que existem num aqui e agora de comunhão participada, está bem expressa na evocação feita pelas inúmeras imagens que sobreviveram ou que insistimos em tenazmente produzir contra o esquecimento.

Se a cultura ocidental tornou hegemónico o poder da palavra escrita como forma de conhecimento da arte teatral, a verdade é que para resistir ao seu fatal desvanecimento, desde os seus primórdios o teatro procurou converter-se em imagens.

No colóquio internacional de que este livro dá conta, reuniram-se quem estuda o teatro, quem o fixa através da fotografia e quem pensa o estatuto da imagem na cultura ocidental. O (re)conhecimento de práticas teatrais através da imagem, o contributo da imagem como registo ou invenção do teatro, o olhar do fotógrafo, a resistência da matéria teatral e o sonho do historiador, são algumas das linhas orientadoras do debate.

Investigadores



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade