No oitavo número da Sinais de Cena encontram-se as comunicações trazidas pelos colegas da Associação Internacional de Críticos de Teatro, que preenchem a secção Dossiê temático deste número e …
Sinais de cena, n.º 8
Teatro e Tradução – palcos de encontro
O reconhecimento do papel da tradução na construção de representações identitárias de culturas estrangeiras e a noção de que o texto dramático é incompleto sem …
Sinais de cena, n.º 7
No sétimo número da Sinais de Cena o tema central dedica-se à reflexão sobre a crítica. Neste sentido, a revista afirma-se como esforço de séria investigação, reflexão …
Repertório Teatral na Lisboa Oitocentista (1835-1846)
À semelhança do que já existe em outros países europeus, este Repertório Teatral na Lisboa Oitocentista (1835-1846) apresenta, de uma forma organizada e sistematizada, a actividade diária …
O Teatro de Goldoni no Portugal de Setencentos
Maria João Almeida Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa O nosso interesse pelo estudo de Goldoni e da sua obra em Portugal tem a …
Teatro Completo de D. João da Câmara (4 Vols.)
Obras de Afonso Álvares
Inicia-se, com o presente volume das Obras (autos e poesias) de Afonso Álvares uma série dedicada ao teatro português do século XVI, área há muito carecida de …
Sinais de Cena, n.º 6
O sexto número da Sinais de Cena é dedicado à crítica: de competências exigíveis a quem a exerce, de possibilidades de real exercício nos seus diversos suportes …
Sinais de cena, n.º 5
No quinto número da Sinais de Cena destaca-se no seu Dossiê temático a exposição das razões que levaram o júri da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro a atribuir …
O Teatro n’A Paródia de Rafael Bordalo Pinheiro
Obra da última fase da vida de Rafael Bordalo Pinheiro, A Paródia – à semelhança de todas as outras publicações por ele dirigidas – é …
Sinais de cena, n.º 4
No quarto número da Sinais de Cena destaca-se a atenção dada à dramaturgia estrangeira – em reacção à atribuição do Prémio Nobel ao dramaturgo Harold Pinter. No …
A Imagem do Teatro
Partindo do princípio que o teatro é uma arte da imagem, estuda-se o teatro de Gil Vicente (activo entre c.1502 e 1536), aproximando-o das artes plásticas coevas. …
Sinais de cena, n.º 3
O terceiro número da Sinais de Cena segue a linha editorial traçada na inauguração da revista, desta vez dedicada a celebrações: a começar pelo Prémio da Crítica, …
Sinais de cena, n.º 2
O segundo número da Sinais de Cena segue a linha editorial traçada na inauguração da revista, desta vez dedicado sobretudo à prática teatral portuguesa. As notícias vindas …
Sinais de cena, n.º 1
Uma colaboração entre a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro e o Centro de Estudos de Teatro tornou possível o lançamento desta publicação que visa …
Filodemo
Da experiência teatral de Camões restam três momentos: Anfitriões, Seleuco e Filodemo, sinais divertidos de quem se deixou seduzir por uma arte que no século XVI assumia recorte próprio …
O teatro em debate(s)
O debate em torno do teatro que se faz, se organiza, se vê, se deseja, ou se estuda, em Portugal tem concitado opiniões avulsas, escritos …
Gil Vicente 500 anos depois
Reunida nestes dois volumes, a colecção de quase todas as comunicações e das intervenções produzidas na mesa-redonda que juntou alguns dos encenadores e actores convidados …