Uma colaboração entre a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro e o Centro de Estudos de Teatro tornou possível o lançamento desta publicação que visa criar um espaço de documentação, debate, análise e avaliação do que no campo do teatro – e de outras artes performativas – se vem praticando nas suas múltiplas vertentes criativas, tanto em Portugal (seu vértice maior de interesse e preocupação), como no resto do mundo (onde possamos ir, ou de onde possamos receber colaborações relevantes).
Pensada como revista semestral, a sair em Junho e Dezembro de cada ano, ela reúne no seu Conselho Redactorial: Fernando Matos Oliveira, Miguel-Pedro Quadrio, Mónica Guerreiro, Paulo Eduardo Carvalho, Rui Cintra e Sebastiana Fadda, sendo a sua direcção assegurada por Maria Helena Serôdio. No seu Conselho Consultivo estão: Carlos Porto, Christine Zurbach, Georges Banu, Ian Herbert, José Oliveira Barata, Juan António Hormigón, Luiz Francisco Rebello, Maria João Brilhante, Michel Vaïs e Nikolai Pesoschinsky.
Este primeiro número inicia já os 10 “trabalhos” (feitos rubricas) que nos propomos perfazer: Editorial; Dossiê temático (que neste número reúne os textos que justificaram a atribuição do Prémio da Crítica – a Vera San Payo de Lemos -, bem como das Menções Especiais, tudo relativo ao teatro de 2003); Portefólio (um conjunto de fotografias de cena de João Tuna); Na primeira pessoa (com uma entrevista a Pedro Penim, do Teatro Praga); Em rede (sobre sítios na Internet que se reportam a coisas de teatro); Estudos aplicados (com artigos de Georges Banu, Luiz Francisco Rebello e José Pedro Serra); Notícias de fora (sobre livros e revistas internacionais, bem como a análise de um espectáculo do Théâtre du Soleil por Béatrice Picon-Vallin); Passos em volta (com análises de espectáculos portugueses); Leituras (recensões de livros de e sobre teatro) e Arquivo solto (sobre o actor Taborda).