Neste décimo sexto número destaca-se, no Arquivo solto o histórico da construção do Teatro Nacional São João no Porto. No Dossiê temático são interrogadas as relações – cada vez mais aliciantes para cientistas e gente de teatro – entre a ciência e o teatro. Em Estudos aplicados podemos ler a declaração de uma estética própria que António Branco identifica no seu artigo sobre o “teatro pobre”, a elaboração teórica que Inês Lago tece em torno de Deleuze e Carmelo Bene e a ponderação filosófica que Arthur E.A. Belloni desenvolve a propósito do sujeito no teatro contemporâneo. Destaca-se também João Pedro Vaz no Portefólio, ao revelar como, no Minho em 2004, cinco presidentes de câmara (de Monção, Melgaço, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira) resolveram lançar um projecto de teatro como é o d’ As Comédias do Minho. Nos Estudos aplicados, sublinha-se a relevância do artigo de Joaquim Benite – homem de invulgar competência e dinamismo, ex-crítico de teatro, encenador, criador do Grupo de Teatro de Campolide, actual director da Companhia de Teatro de Almada e notável director do Festival Internacional de Teatro de Almada. Inclui entrevista a Fernando Gomes. Os ensaios críticos a espectáculos, a par do dossiê temático e dos artigos académicos, continuam a estruturar a identidade desta publicação, destinada a todos os interessados nas artes performativas.
Autores deste número: Alexandra Moreira da Silva | Ana Isabel Vasconcelos | António Branco | Arthur E. A. Belloni | Carl Djerassi | Cecília Ferreira | Christine Zurbach | Constança Carvalho Homem | David Luís Casimiro | Emília Costa | Eva-Sabine Zehelein | Filomena Louro | Francesca Rayner | Inês Lago | Isabel Aleixo | João Pedro Vaz | José Alves de Carvalho | Luís Soares Carneiro | Luiz Carlos Oliveira | Maria Helena Serôdio | Mário Montenegro | Marta Bonito Cunha | Teresa Faria | Rita Martins | Rui Pina Coelho | Sebastiana Fadda | Susana Chicó