No vigésimo primeiro número da Sinais de Cena, tal como tem vindo a ser traçado no seu rumo editorial, o Dossiê temático é dedicado à atribuição do Prémio da Crítica. A fotografia é a matéria artística que vem animando o projecto OPSIS, dirigido por Maria João Brilhante no Centro de Estudos de Teatro (CET) e que nos oferece, no Portefólio deste número, uma preciosa colecção de imagens que serviu uma exposição na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fotografias, mas também imagens de cartazes, desenhos e gravuras, compõem o material iconográfico de que se serviu Paula Magalhães para – na secção Arquivo solto – recordar um dos grandes êxitos dos teatros de feira: O processo do rasga. Na secção Estudos aplicados, José Gabriel López Antuñano desenha uma importante geografia de novas formas estéticas na Europa nossa contemporânea e Anabela Mendes recorda os sentidos e consequências da escrita de Heiner Müller. Cruzamento internacional e artístico é ainda a matéria de um workshop – com André Lepecki e Vera Mantero – de que Paula Caspão nos dá uma cuidada evocação. Nos Estudos aplicados destaca-se o artigo sobre o Projecto Cassandra. Inclui entrevista a Tiago Rodrigues. Os ensaios críticos a espectáculos, a par do dossiê temático e dos artigos académicos, continuam a estruturar a identidade desta publicação, destinada a todos os interessados nas artes performativas.
Autores deste número: Ana Campos | Anabela Mendes | Alexandra Moreira da Silva | Christine Zurbach | Constança Carvalho Homem | Emília Costa | Elisabeth C. | Eunice Tudela de Azevedo | Joana d’Eça Leal | João Carneiro | Jorge Palinhos | José Gabriel López Antuñano | Luís Mestre | Maria Helena Serôdio | Maria João Brilhante | Paula Caspão | Paula Magalhães | Rita Martins | Rodrigo Francisco | Rui Pina Coelho | Samuel Silva | Sebastiana Fadda | Vera Santos