Marionetas e Formas animadas: Teorias e práticas

Marionetas e Formas Animadas

Congregando diferentes áreas artísticas e contextos de intervenção, o teatro de marionetas constitui cada vez mais um campo estimulante para os estudos de teatro, pela sua pluridisciplinaridade, pela diversidade de estruturas cénicas, matérias e formas animadas, assim como pelo lugar multifacetado do marionetista e performer, que se assume em contracena com o objeto que manipula. A investigação sobre marionetas e formas animadas surge neste contexto com o intuito de lançar novos contributos para o cruzamento entre saberes teóricos e competências práticas.

Este livro apresenta-se como resposta ao apelo de revalorização das formas animadas, que alia, necessariamente, as vertentes da criação, da investigação e da formação, cuja confluência tem dado origem à recuperação ou preservação de tradições e à renovação ou disseminação de práticas artísticas. Se as marionetas e as formas animadas têm sido, elas próprias, para muitos, e ainda hoje, coisas inquietantes (seja porque desafiam os limites do humano, seja porque a vida que adquirem põe em causa antíteses como animado/inanimado), descobri-las e estar na sua presença — por acaso ou de forma intencional — pode ser também, e cada vez mais, um inquietante desafio.

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UID/EAT/0279/2016».

2020
Catarina Firmo e Miguel Falcão (coord.)