ENTRIB – Entremezes ibéricos: inventariação, edição e estudo

Catálogo dos entremezes e demais teatro breve (loas, bailes, sainetes, mogigangas, etc.) compostos entre os séculos XVI a XVIII nas diferentes línguas ibéricas.
-Edição e estudo do corpus textual de tradição linguística múltipla.


Trilogia dos Gigante: Edição electrónica

Com este projecto foi criada a edição electrónica dos textos que constituem a “Trilogia dos Gigantes” de Fernando Pessoa. Os fragmentos, inéditos, serão sujeitos a transcrição, revisão apurada e edição electrónica. Será desenvolvida uma aplicação informática que permitirá visualizar as imagens dos manuscritos, as suas respectivas transcrições (diplomática e actualizada), aparato genético, notas históricas e de contextualização, campos de pesquisa adequados, dando assim a conhecer uma obra fundamental que contribuirá para o aprofundamento de investigações no âmbito dos estudos pessoanos (sendo o teatro pessoano uma lacuna muito evidente), mas também para o estudo da apropriação literária do mito (de temas e figuras mitológicos) na obra pessoana (e, por extensão, no teatro do século XX). A edição electrónica também permitirá o acesso livre aos textos disponibilizados, tanto em Portugal, como além-fronteiras, contribuindo para a difusão da obra do poeta.


TPCXIX

TPC XIX – Teatro proibido e censurado em Portugal no século XIX

Reúne-se neste catálogo o conjunto de títulos de teatro submetidos às instâncias censórias, para impressão ou representação, e que obtiveram despacho de proibição ou de aprovação condicionada a alterações no século XIX.

De alguns deles conservam-se os textos que acompanhavam os requerimentos apresentados, sobre os quais foi exarado o despacho de censura (identificados com A); de outros, subsistem impressos ou manuscritos, anteriores ou posteriores àquele apresentado a exame, que entretanto se perdeu (B); casos há de que apenas existe notícia da submissão à censura, não se conservando qualquer testemunho dos textos (C).


TPC XVIII

TPC XVIII – Textos Proibidos e Censurados no Teatro Português do Século XVIII

O projecto teve como objectivo a inventariação, transcrição, disponibilização na Internet dos pareceres negativos emitidos sobre os textos de teatro apresentados às instâncias censórias do século XIX (sobretudo a Censura Teatral, o Conselho Dramático e a Inspecção Geral dos Teatros) e posterior edição desses textos que foram proibidos ou censurados, cujos manuscritos chegaram até nós. O projecto assume-se como contributo importante não só para a história do teatro, da literatura e da língua, mas também para a história das mentalidades.


Fausto

Fausto: uma existência digital

O projecto foi desenvolvido em conjunto com a Cátedra Fernando Pessoa da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade dos Andes, contando, ainda, com a colaboração da Casa Fernando Pessoa, e foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Pº 139699). Teve como objectivo a inventariação de fragmentos que constituem o Fausto de Fernando Pessoa, novas transcrições e sua disponibilização na Internet. Os fragmentos foram transcritos após o estabelecimento de critérios, convergentes com os adoptados nas edições críticas da obra de Fernando Pessoa. Desenvolveu-se uma aplicação informática que permite visualizar simultaneamente o original e a transcrição, aparato genético, notas históricas e de contextualização que poderão gerar propostas de novas organizações textuais, preenchendo uma lacuna na investigação actual dos estudos pessoanos e facultando o conhecimento dos textos fora de Portugal, onde a obra dramática de Pessoa é praticamente desconhecida.


TAP XVII

TAP XVII – Teatro Português do Século XVII: uma biblioteca digital

O projecto propõe-se editar a totalidade do teatro de autores portugueses do século XVII, constituindo uma biblioteca digital alojada no sítio de Internet do Centro de Estudos de Teatro, como acontece já com o teatro português do século XVI (www.cet-equinhentos.com), para o qual o CET desenvolveu e apurou técnicas de edição e publicação electrónica que permitem a consulta universal da totalidade dos textos de teatro do século XVI, disponibilizando as imagens dos manuscritos e primeiras edições, fornecendo um completo e complexo aparato de notas que estabelece hiperligações entre os textos, e uma bibliografia exaustiva.


TAP XVI

TAP XVI – Teatro de Autores Portugueses do Séc. XVI

Neste sítio reúnem-se as obras que fazem a história do teatro no século XVI em Portugal, numa edição preparada no Centro de Estudos de Teatro, dirigida por José Camões, com Helena Reis Silva, Isabel Pinto, Lurdes Patrício, Inês Morais, Filipa Freitas e José Pedro Sousa (decorrente do projecto POCTI/ELT/33464/2000 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia).

A apresentação dos textos é feita com critérios rigorosos de transcrição, tendencialmente modernizantes da ortografia, eliminando erros óbvios de tipógrafos, mantendo as marcas fonéticas da língua quinhentista.
A técnica editorial permite disponibilizar informação através de campos temáticos, glossário, notas críticas para a investigação, fac-símiles e bibliografia.


OPSIS

OPSIS – Base Iconográfica de Teatro em Portugal

É um projecto do Centro de Estudos de Teatro, da FLUL, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/EAT/69595/2006). Surge no contexto da valorização da imagem e do estatuto que esta conquistou no início dos anos 1990, quando a Iconografia Teatral se assumiu como área disciplinar de cruzamento entre os estudos de teatro e a história da arte, impulsionada por nomes como Cesare Molinari, Ines Aliverti, Robert Erenstein ou Martine de Rougemont.


HTPonline

HTPonline – Documentos para a História do Teatro em Portugal

Documentos para a História do Teatro em Portugal (ISBN 978-989-95460-8-0) é um projecto-piloto de recolha de fontes documentais da actividade teatral do século XVI ao XIX, decorrente do projecto HTP online, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/HAH/72397/2006).

Permite não só a pesquisa livre do corpus documental (constituído por manuscritos, impressos e respectivas cópias digitais), mas também a selecção por parâmetros: anos, categorias pré-estabelecidas e descritores indexados. Para cada categoria e descritor, com ordenação alfabética, é disponibilizada ao utilizador informação essencial acerca de cada um.


CETbase

CETbase

A CETbase é um sistema de informação sobre teatro em Portugal concebido de raiz e implementado no Centro de Estudos de Teatro. Tem como pólo privilegiado a unidade «Espectáculo» e é em função dela que se anotam as informações relativas a todos os elementos que o compõem, tais como pessoas, companhias, festivais, locais de apresentação, textos, etc.




Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade