Agir na vida

Agir na Vida, Agir na Cena, Agir no Mundo

Experiência – Atuação – Modos de Co-Existência 
— Encontro imersivo com Eleonora Fabião e Jorge Larrosa —

Uma iniciativa conjunta entre o Centro de Estudos de Teatro (CET-FLUL), o Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA-UE) e o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM)

SINOPSE
Em meio a contextos cada vez mais polarizados onde o planeta e o sentido de humanidade estão ameaçados, um dos desafios hoje é o de procurar re-tecer elos invisíveis que entrelaçam o pessoal e o social, o íntimo e o coletivo, o humano e o não-humano.

Tendo esse desafio como horizonte, várias são as questões que permeiam este encontro: como fazer com que as nossas ações sejam, ao mesmo tempo, reveladoras e disruptivas, mobilizadoras e agregadoras, não somente nos contextos artísticos, mas também nos gestos do quotidiano? Que transformações práticas podem acontecer quando as associamos à perceção que temos da vida, da cena e do mundo?

Sendo o conceito de ação entendido não como atividade aleatória, mas como agente instaurador de experiências, propõe-se desenvolver neste encontro uma investigação onde a relação entre ação e experiência se edifica como foco central. É essa a razão que nos leva a propor uma investigação teórica e prática em modo imersivo.

AGIR NA VIDA, AGIR NA CENA, AGIR NO MUNDO. Experiência – Atuação – Modos de Co-Existência, será um encontro que busca expandir modelos académicos, a fim de viabilizar uma investigação associada a modos de co-existência criativa. Pressupõe-se assim que a associação entre vida e arte é geradora de um campo de partilha e reflexão, criação e recriação substancialmente rico.

A artista Eleonora Fabião e o investigador Jorge Larrosa – cujo trabalho em ambos os casos está profundamente alinhado ao horizonte exposto – nortearão as práticas e experimentações que permearão o encontro.

Organização: Matteo Bonfitto (coord.), Ana Tamen, Gustavo Vicente, Isabel Bezelga, José Eduardo Silva, Rui Pina Coelho, Tiago Porteiro e Vitor Lemos.
Local: Escola de Artes | Universidade de Évora
Datas: 27-29 de Outubro de 2023

Data de início: 27/10/2023 12:00 am

Investigadores



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade