PET

Programa em Estudos de Teatro

O que é o PET?

O Programa de pós-graduação em Estudos de Teatro é uma unidade orgânica da Faculdade de Letras criada em 2003 à qual compete organizar a oferta de mestrado e de doutoramento em Estudos de Teatro. O Programa teve como antecedentes um curso de especialização (1992) e o primeiro curso no país de mestrado (1998) e doutoramento nesta área (2001). Para além de atribuir os graus de mestre e doutor promove, desde a sua fundação, conferências, residências artísticas, workshops, cursos livres, abertos à comunidade. Mantém uma ligação estreita com o Centro de Estudos de Teatro, unidade de investigação a que pertencem vários dos seus docentes, realizando a iniciação dos seus estudantes à investigação. Acolhe também quem deseja desenvolver investigação nesta área a nível de pós-doutoramento.

_____________________________________________________________________________________________________

Mestrado

1. Condições de acesso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos:

a) Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;

b) Os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;

d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras Universidade de Lisboa.

e) É um requisito para admissão no Mestrado o conhecimento comprovado de pelo menos uma língua estrangeira.

2. Normas de candidatura

Os candidatos devem juntar ao boletim de candidatura os seguintes documentos:

a) Cópia de certidão de licenciatura ou grau académico equivalente;

b) Curriculum vitae atualizado, incluindo a descrição dos trabalhos científicos publicados;

c) Carta de candidatura/motivação à frequência do ciclo de estudos.

3. Critérios de seleção e de seriação

3.1. Os candidatos serão selecionados e seriados de acordo com o seu curriculum, carta de motivação e entrevista, por ordem decrescente de mérito académico.

3.2. Os critérios para apreciação da candidatura são: nota da licenciatura, interesse comprovado pela área de estudos, capacidade de expressão e organização do pensamento, qualidade da experiência, conhecimento comprovado de uma língua estrangeira (60%); desempenho na entrevista, condições efetivas de frequência assídua do curso (40%).

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120
Duração normal do ciclo de estudos:  4 semestres
Número de vagas: 15

_____________________________________________________________________________________________________

Doutoramento

1. Condições de acesso

São admitidos como candidatos à inscrição:

a) Os titulares de grau de mestre em Estudos Artísticos, Artes performativas ou equivalente legal;

b) Os titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras;

c) A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras.

2. Normas de candidatura

2.1. Os candidatos ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor devem formalizar a sua candidatura através de um requerimento dirigido ao Conselho Científico da Faculdade de Letras.

2.2. O requerimento de candidatura deve ser instruído com os seguintes elementos:

a) Cópia de documento de identificação (BI, cartão do cidadão ou passaporte);

b) Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições de admissão previstas no número anterior;

c) Curriculum vitae atualizado, incluindo a indicação dos trabalhos científicos publicados;

d) Carta de candidatura, incluindo menção fundamentada a projeto de investigação que gostaria de desenvolver.

3. Critérios de seleção

3.1. Os candidatos ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor são selecionados através da apreciação dos documentos referidos em 2.2 e através de uma entrevista.

3.2. Os critérios de seleção são: comprovada motivação para a investigação, adequação e pertinência do projeto de investigação à área dos estudos de teatro e artes performativas, relevância e abrangência do currículo do candidato, provando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos, conhecimento comprovado de uma língua estrangeira.

3.3. Para a seleção e seriação dos candidatos será utilizada uma fórmula com as seguintes percentagens: 35% para o currículo, 35% para a carta de candidatura e 30% para a entrevista. A nota final será obtida através da média aritmética das três notas.

Créditos ECTS: 180 | Duração: 6 semestres | Número de vagas: 5 
 

Mais informações:
www.ceteatro.pt/pet
www.letras.ulisboa.pt/pt/ensino/mestrados
www.letras.ulisboa.pt/pt/ensino/doutoramentos

File: Array

Investigadores



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade