Quem somos?
Somos uma unidade de investigação criada, em 1994, pelo professor e encenador Osório Mateus para funcionar como palco privilegiado de actividades de investigação científica e formação de investigadores para o estudo do teatro. Está sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) à qual pertencem vários dos seus membros e integra também investigadores e colaboradores de outras universidades e escolas do país, estudantes de doutoramento, investigadores de pós-doutoramento e profissionais de teatro. Somos, neste início de 2021, 34 investigadores doutorados integrados, 29 investigadores não doutorados integrados e 19 colaboradores.
A investigação histórica e sociológica e a recolha e fixação dos materiais, que permitem o estudo não apenas do teatro português, mas do teatro produzido e apresentado em Portugal, têm sido os campos privilegiados pelo Centro de Estudos de Teatro. O trabalho que vem sendo desenvolvido distingue-se por privilegiar a exploração das virtualidades das novas tecnologias, de modo a disponibilizar de forma rápida e acessível, a um público mais vasto, documentos que permitem fazer a história do teatro em Portugal. Nesta mesma página é possível encontrar os recursos digitais que resultam da pesquisa desenvolvida ao longo de vinte anos e cuja diversidade corresponde à variedade de abordagens do fenómeno teatral.
Também alargámos os nossos interesses à produção de discurso crítico sobre as artes performativas contemporâneas e sobre a prática como investigação, reforçando a nossa ligação com a comunidade artística e a nossa participação em redes internacionais.
O estudo da relação entre teatro e imagem, que vem desde a fundação do CET, ganhou uma dinâmica própria patente nos resultados produzidos.
Produzimos uma revista – Sinais de Cena – de âmbito internacional e que concilia uma vertente académica, onde se apresentam resultados de pesquisas em curso e uma vertente crítica da actualidade do espectáculo e da edição.
Para mais informações acerca da Revista Sinais de Cena, clique aqui.
O CET tem uma ligação de mais de duas décadas à formação em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da UL através da participação dos seus investigadores na lecionação de unidades curriculares da licenciatura em Artes do Espetáculo. Faz a iniciação à investigação de estagiários dessa licenciatura. Alguns desses estagiários prosseguem a sua formação ou integram projectos do CET como bolseiros.
O CET colabora também com o Programa em Estudos de Teatro na leccionação de seminários e no acolhimento de estudantes nos projectos em curso.
Cursos livres, residências e workshops são outras modalidades de aprofundamento de formações iniciais ou de introdução a áreas de investigação de ponta nas artes performativas.
O que fazemos?
No CET faz-se investigação sobre as diferentes vertentes do fenómeno teatral, mas também da performance e das imagens que com o teatro podem ser relacionadas. Há trabalho que se desenvolve em equipa e outro que corresponde a projectos individuais de doutoramento e pós-doutoramento. Acolhemos, por isso, visitantes que sentem afinidades com as nossas pesquisas e querem trabalhar connosco.
À investigação ligam-se inúmeras actividades de carácter científico promovidas pelos investigadores, muitas vezes em articulação com outras instituições académicas ou estruturas artísticas. Procura-se deste modo criar uma rede que sustente e participe no trabalho em curso, ao mesmo tempo que se devolve à comunidade alargada o que dele resulta através de encontros científicos, de publicações, de workshops, de eventos culturais e da página agora remodelada onde estão em open access os recursos digitais produzidos e disponibilizados para mais pesquisa.
Um dos instrumentos de disseminação do conhecimento e de internacionalização da pesquisa que o CET quer reforçar nos próximos tempos é a sua revista Sinais de Cena. Iniciou-se uma segunda série em 2016, mas todas as séries da revista estão totalmente disponíveis online em https://revistas.rcaap.pt/sdc/issue/archive.
O CET tem mantido uma prática editorial própria de textos inéditos e de estudos fundamentais para a história e a crítica do teatro feito em Portugal, que procura contrariar a reduzida apetência de editoras comerciais ou estatais por esta área do saber. Nesta página existe uma montra com todas as nossas publicações que podem ser adquiridas no CET ou consultadas em bibliotecas.
No CET a iniciação à pesquisa é uma actividade levada a sério e desde estudantes da FLUL do 1º ciclo em Artes do Espectáculo até mestrandos e doutorandos em Estudos de Teatro temos vindo a criar uma geração de investigadores nesta área de estudos ainda jovem em Portugal, cada vez mais híbrida pelos objectos que estuda e pelos saberes que convoca, mas com antecedentes internacionalmente assinalados no mundo académico. Orgulhamo-nos de fazer parte dessa rede mundial de estudiosos do teatro e da performance onde o nosso trabalho é reconhecido.