No próximo domingo, dia 20, pelas 17h30, será apresentada a biografia “Jorge de Faria”, no Centro de Memória de Vila do Conde – naquela que foi a sua casa, o Solar de S. Sebastião. A biografia “Jorge de Faria” é o mais recente volume da coleção “Biografias do Teatro Português”, resultante da parceria entre a Imprensa Nacional, o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional São João e o Centro de Estudos de Teatro.
Jorge de Faria (1888-1960), vilacondense, foi colaborador de vários jornais, onde publicou crónicas e críticas da maior importância para o conhecimento do nosso passado teatral, entre os anos 20 e o final dos anos 50 do século passado. Esta longa atividade permite-nos acompanhar um extenso período da política e das práticas teatrais no Estado Novo. A originalidade da sua escrita, a singularidade da sua análise aos espetáculos e o contributo imprescindível das suas reflexões fazem do seu nome uma referência incontornável no universo da crítica teatral em Portugal.
Colecionador compulsivo, principalmente de tudo o que dizia respeito ao teatro, Jorge de Faria possuía, no final da sua vida, milhares de documentos e uma imensa biblioteca. Parte deste espólio foi doado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Isabel Vidal, autora deste volume, narra circunstanciadamente esse processo, concluído com a cerimónia de inauguração, em 1965, da Sala Dr. Jorge de Faria, hoje Instituto de Estudos Teatrais/Sala Dr. Jorge de Faria, e sublinha a riqueza e importância desta coleção, “considerada por alguns a melhor de Portugal no seu tema e única na Europa”.
A apresentação da obra Biografia Jorge de Faria contará com a presença da autora, Isabel Vidal, bem como de Maria João Brilhante, coordenadora da coleção Biografias do Teatro Português. Para estar presente no evento, os interessados deverão fazer a sua inscrição prévia através do email: centro.memoria@cm-viladoconde.pt ou pelo telefone 252 248 468. Lugares limitados.