O Arquivo, o Corpo e o Medium – Cruzamentos entre Fotografia e Performance na teoria e na prática
O projeto de investigação PERPHOTO dedica a sua conferência internacional final aos múltiplos desafios, oportunidades e limites que surgem do encontro e intersecção entre fotografia e performance, em questões teóricas e práticas.
Aparentemente assente num paradoxo ontológico, devido ao carácter efémero e eventualmente ficcional do acto performativo, oposto à petrificação e alegada transparência da fotografia, a relação entre fotografia e performance abre um amplo e desafiante campo de experimentação, rico em sugestões recíprocas, seja na fotografia de cena, no seu sentido mais restrito, seja nas diferentes formas de fotografia encenada, ou na apropriação da fotografia como elemento dramatúrgico ou ainda através da incorporação de dispositivos ópticos nas produções cenográficas.
Embora esses temas tenham sido abordados ao longo do tempo por estudiosos provenientes de diferentes disciplinas, como a cultura visual, os estudos teatrais e a arte da performance, ainda resulta necessário realizar uma reflexão teórica aprofundada, mesmo para além das suas possíveis aplicações práticas. Os processos, perspectivas e limites que emergem do entrelaçamento da fotografia e da performance ainda precisam ser questionados, considerando, a saber, o arquivo, o corpo e o meio.
O objetivo da conferência é estimular um debate transdisciplinar e conta com contribuições que discutem criticamente essas questões, recorrendo a diferentes enfoques cronológicos ou geográficos, mas com forte implicação metodológica.
A conferência é organizada por Filipe Figueiredo e Cosimo Chiarelli, no âmbito do projeto de investigação: PERPHOTO – Performing the gaze, financiado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT), e acolhido pelo Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa.
Datas: 20 a 23 de Setembro de 2022
Locais: CULTURGEST / FLUL / MNTD