Na 9ª edição de Conversas (In)seguras, a convidada Paula Molinari irá oferecer-nos uma conferência-concerto inspirada nas propostas subaquáticas de desenvolvimento vocal de Kozana Lucca. Esta é a forma que a artista-investigadora tem aprofundado para pensar a voz como caminho para uma aproximação humana a todas as demais formas de vida. Defendendo o trabalho vocal como caminho para contribuir para uma transição ecológica, admite que voz e música têm uma característica comum: uma manifestação que é pré-linguística. É na escuta do que é pré-linguístico que se refaz a dinâmica relacional que pode trazer mudanças aos nossos modos de vida. Esta conferência-concerto será permeada por músicas de compositores brasileiros – Sergio Leal, Silvio Ferraz e Francisco Silva – que escreveram especificamente para a sua voz solo, além de composições da própria Paula Molinari.
Paula Molinari como artista-pesquisadora prossegue o interesse pela conexão entre música, criação, voz, ecologia e pesquisa artística. Está em vias de publicar seu novo livro, “A voz de artista: por uma voz/via ecológica”, que aprofunda suas reflexões interdisciplinares. Como cantora, deu concertos e performances um pouco por todo o mundo, dedicando-se atualmente aos processos criativos de desenvolvimento de um repertório para voz solo. Como acadêmica, é Professora efetiva da Universidade Federal do Maranhão, no Mestrado Interdisciplinar Dinâmicas Sociais, Conexões Artísticas e Saberes Locais e no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos – Música, no Centro de Ciências de São Bernardo, Maranhão, Brasil.
Datas: 25 de Março de 2025
Horário: 18.00h às 20.00h
Local: Pentagon.lx (Rua Martins Sarmento, 50, Penha de França)
Língua: Português
Organização: Gustavo Vicente e Maíra Santos
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito de UID/00279: Centro de Estudos de Teatro da FLUL.