Os momentos de rutura da História do Teatro Ocidental (de Molière a Tchekhov)
com Armando Nascimento Rosa, Ana Clara Santos, Flávio Rodrigo Penteado, Francisco Luís Parreira, Graça Corrêa, Maria João Brilhante, Paula Magalhães, Rui Pina Coelho
DATAS: 19 SET a 14 NOV 2024
HORÁRIO: 20h às 22h30
TOTAL DE HORAS: 22,5 h (9 sessões)
PÚBLICO-ALVO: Profissionais de Artes Cénicas, professores
LOCAL: Polo 2 do Teatro Meridional | Marvila | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso
VALOR: 135€
INSCRIÇÃO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:
• Preencher o formulário de inscrição, no link: http://bit.ly/3YmWEtc
• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.
• Após ser notificado por e-mail sobre a realização do workshop, o pagamento por transferência bancária deve ser efetuado na totalidade até à data informada.
• Se efetuar o pagamento após a data informada, a vaga na formação não é garantida.
• Em caso de desistência até 24h do início da formação, o valor da inscrição é reembolsado em 50% da totalidade paga.
• Em caso de desistência no primeiro dia ou após o início da formação, o valor da inscrição não é reembolsado.
APRESENTAÇÃO
As ruturas no Teatro tal como em qualquer processo histórico resultam de múltiplas variáveis sociais, nomeadamente do surgimento de novas e diferentes mentalidades e, tantas vezes, de movimentos individuais que de maneira transubjetiva reconfiguram novos e diferenciados lugares da cena, incorporando novos sentidos estéticos ou simbólicos.
Um conjunto de sessões teóricas organizadas por Módulos, visa enquadrar as perspetivas vivenciais de diferentes períodos históricos do Teatro no Ocidente, através de modalizações práticas e estéticas, assim como a influência de criadores/movimentos e ou dramaturgos que determinaram movimentos de rutura nos espaços do teatro e a consequente transformação do olhar do espectador sobre a Cena.
Este curso é a segunda parte do Curso de Cultura Teatral realizado em 2023 (do Teatro Grego a Shakespeare), no entanto não implica a participação na primeira parte, incidindo apenas sobre momentos históricos distintos.
[A configuração deste curso na sua matriz original, teve a conceção e organização da Professora Drª Maria Helena Serôdio, a quem sempre, agradeço.] Natália Luiza
CALENDARIZAÇÃO
19 SET: MOLIÈRE – Ana Clara Santos
26 SET: OS HERDEIROS DE MOLIÈRE – Maria João Brilhante
3 OUT: ROMANTISMO NA EUROPA – Francisco Luís Parreira
10 OUT: A RUTURA COM O ROMANTISMO E O APARECIMENTO DO REALISMO E NATURALISMO – Rui Pina Coelho
17 OUT: O TEATRO EM PORTUGAL NO FINAL DO SÉCULO XIX – Paula Magalhães
24 OUT: IBSEN – Graça Corrêa
31 OUT: STRINDBERG – Francisco Luís Parreira
7 NOV: TCHECKHOV – Armando Nascimento Rosa
14 NOV: HERANÇA DO NATURALISMO – Flávio Rodrigo Penteado
[A data da sessão de cada formador está sujeita a alteração.]
BIOGRAFIAS
ANA CLARA SANTOS
Doutorada em Literatura Francesa pela Universidade Sorbonne Nouvelle- Paris 3, é Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve. Atualmente membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC/UALg) e colaboradora do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa (CET/FLUL), dirige o Mestrado em Processos de Criação e o curso livre Escola de Verão em Genética Teatral. É membro do conselho editorial da Sinais de Cena – Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas, diretora da coleção do CET “Entr’acte: études de théâtre et performance” nas edições Le Manuscrit em Paris e coeditora, na mesma editora, da coleção “Exotopies” da Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF), prémio Hervé Deluen 2014 da Academia Francesa. Integrou o projeto europeu ARGOS, olhares ampliados sobre a cena europeia contemporânea (Europa Criativa, 2018-2021) na área da Genética teatral, que tem vindo a desenvolver em Portugal e, na sua vasta produção científica, dedicada à receção da dramaturgia francesa em Portugal e aos repertórios de teatro do século XIX, destaca-se o número recente da revista Synergies Portugal, que dirige, em homenagem a Molière: Traduire et jouer Molière (2023).
ARMANDO NASCIMENTO ROSA
Dramaturgo, ensaísta e cantautor, escreveu cerca de trinta obras dramáticas originais, algumas delas premiadas e/ou traduzidas em sete línguas, com apresentações cénicas em diversas cidades da Europa, das Américas e da Ásia. Tem 25 livros de dramaturgia original e ensaio publicados. Iniciou percurso de dramaturgista em 1990 no Teatro da Politécnica, em Lisboa, a convite do seu fundador, o encenador Mário Feliciano. Doutorado em Estudos Portugueses (2001), mestre em Estudos Literários Comparados (1994), e licenciado em Filosofia (1988) pela Universidade Nova de Lisboa, é professor coordenador, da área de Teorias e Estéticas, no Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, onde leciona desde 1998, e investigador membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
FLÁVIO RODRIGO PENTEADO
É investigador de pós-doutoramento do projeto Estranhar Pessoa e membro integrado do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IELT — NOVA FCSH). É também professor adjunto convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTC–IPL), onde leciona as unidades curriculares História do Teatro e Literatura Dramática. O seu trabalho centra-se na modernidade literária e teatral, com ênfase nas obras de Fernando Pessoa e Mário de Andrade. Publicou mais de uma dezena de artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, vários deles focados em Pessoa. Editou, entre outros, o volume Mário de Andrade por Ele Mesmo, de Paulo Duarte (Todavia, 2022). Além do projeto Estranhar Pessoa, integra o grupo Estudos Pessoanos.
FRANCISCO LUÍS PARREIRA
Professor na ESTC. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. As suas áreas de ensino e publicação académica têm sido, predominantemente, a estética e a teoria da cultura, as artes orientais, a literatura e a teoria dramática. Publicou ensaio, poesia e texto dramático. Traduziu, para palco ou edição, Beckett, Pinter, Yeats, Bernhard e Büchner, bem como o poema sumero-babilónico de Gilgames em edição crítica.
GRAÇA P. CORRÊA
Graça P. Corrêa é Investigadora no CFCULFaculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde dirige projetos sobre Teatro/Performance e Teorias da Emoção – Empatia no âmbito da correlação arte-ciência filosofia. Doutorada pelo Graduate Center of the City University of New York, mestre em Encenação no Emerson College Boston, licenciatura em Arquitetura (UL) e em Teatro na ESTC. A par da carreira académica é encenadora, dramaturgista e dramaturga. Recentemente publicou o livro Gothic Theory and Aesthetics: Transdisciplinary Landscapes in Film, Theatre, Architecture and Literature (Caleidoscópio, 2021), apresentou a performance evento EcoEmpatia no New European Bauhaus Festival (2022), concebeu espetáculos sobre IA e tecnologias digitais (Automata, Inimpetus 2019), alteridade étnica e de género (Beatrix Cenci, TEC 2021).
MARIA JOÃO BRILHANTE
Doutorada em Literatura Francesa pela FLUL- Escola de Artes e Humanidades da Universidade de Lisboa, foi Professora Associada nessa mesma escola onde lecionou, desde 1979 até junho de 2022, tanto na licenciatura em Estudos da Performance como na pós-graduação em Estudos Teatrais. cursos de graduação. Entre 2016 até junho de 2022, foi diretora dos cursos de mestrado e doutoramento em Estudos Teatrais da FLUL. Orientou mais de 20 teses de mestrado e doutoramentos. Dirigiu o Centro de Estudos de Teatro (CET-FLUL), em 1996-2000 e 2004-2008, e de 2017 a 2019, onde foi também RI dos projetos Peças do século XVI de dramaturgos portugueses e OPSIS: base de dados iconográfica de teatro em Portugal, ambos financiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. É agora IR do projeto ARTHE – Teatro de Arquivo financiado pela FCT. Foi também responsável pela coordenação em Portugal do projeto Texto e Imagem: perspetivas críticas para a pesquisa em Teatro e Performance) que reuniu um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade de São Paulo e da Universidade de Lisboa. Universidade (2008-2010). Foi, de 2008 a 2011, Presidente da Administração do Teatro Nacional D. Maria II e membro do Prix Europe pour le Théâtre. É membro do conselho do European Journal of Theatre and Performance. Publicou ensaios, organizou livros sobre literatura, tradução teatral, iconografia teatral, história do teatro português e dramaturgia.
PAULA GOMES MAGALHÃES
Doutorada e mestre em Estudos de Teatro pela FLUL, Paula Gomes Magalhães é investigadora do Centro de Estudos de Teatro e professora do Mestrado em Estudos de Teatro da mesma Universidade. É licenciada em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL. Deu aulas na Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa e Escola Profissional de Setúbal. É membro do conselho editorial da Sinais de Cena – Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas. Jornalista de formação, trabalhou durante mais de 20 anos em rádio. É membro da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro, onde, há mais de 30 anos, desenvolve atividade como atriz, formadora e encenadora.
RUI PINA COELHO
Rui Pina Coelho, é Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 2017. Dirige o Centro de Estudos de Teatro da FLUL. Integra o Conselho Redatorial da Sinais de Cena – Revista de estudos de teatro e artes performativas. Como autor e dramaturgista, colabora regularmente com o Teatro Experimental do Porto. Publicou Este título não que é muito longo: textos para teatro (2011-2018); António Pedro (Coleção Biografias do Teatro Português); A hora do crime: A violência na dramaturgia britânica do pós-Segunda Guerra Mundial (1951-1967); Casa da Comédia (1946-1975): Um palco para uma ideia de teatro; Inesgotável Koltès; Às vezes quase me acontecem coisas boas quando me ponho a falar sozinho e Já passaram quantos anos perguntou ele e outros textos, entre outros títulos. Coordena o volume Teatro Contemporâneo Português: Experimentalismo, Política e Utopia.