ESCOLA DA RESISTÊNCIA #2 | A doçura da violência: a representação da violência nas artes

Escola da Resistência #2

Seminário A doçura da violência: a representação da violência nas artes com Rui Pina Coelho

Depois da Residência/Resistência (#1), um trabalho de leitura e discussão em torno de “Antígona” de Sófocles e outras dramaturgias, com vista à preparação do espectáculo A.N.T.Í.G.O.N.A, que estreia a 16 de setembro no Teatro Carlos Alberto, será a vez do seminário/conversa A doçura da violência: a representação da violência nas artes, com Rui Pina Coelho.

A doçura da violência: a representação da violência nas artes
Seminário online na Plataforma Zoom
Com Rui Pina Coelho
Seg. 20 de julho | 10h00-12h00 e 14h00-16h00

Inscrições até 16 de julho
Inscrição gratuita através do preenchimento do seguinte formulário:
https://bit.ly/escola-da-resistencia-2

A violência na sociedade e a sua representação artística têm sido desde sempre objecto de vibrantes debates. Na criação contemporânea, a violência continua a ser um dos mais insistentes refrãos temáticos motivando trabalhos que fazem confundir a realidade e a ficção, a violência e a sua representação. Este seminário visa apresentar e discutir algumas das maneiras como a representação da violência nas artes tem sido um instrumento para projetos de transformação do mundo e explorar algumas das suas tipologias (violência sistémica, sobre o corpo; verbal; e de guerra).

Rui Pina Coelho (Évora, 1975) é Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Director do Centro de Estudos de Teatro da FLUL, investigador na linha de trabalho Discursos Críticos nas Artes Performativas. Dirige a Sinais de Cena – Revista de estudos de teatro e artes performativas. Desde 2010, colabora regularmente com o TEP – Teatro Experimental do Porto, enquanto dramaturgo e dramaturgista.

ESCOLA DA RESISTÊNCIA
Direção e Coordenação de Gonçalo Amorim e Rui Pina Coelho, numa parceria entre o TEP – Teatro Experimental do Porto e o CET – Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O TEP – Teatro Experimental do Porto prepara-se para estrear, em novembro de 2021, o espectáculo “Estética da Resistência”, um texto de Rui Pina Coelho, a partir da leitura do primeiro volume de “A Estética da Resistência” (“Die Ästhetik des Widerstands”, 1975), de Peter Weiss. Sendo um romance icónico para as esquerdas europeias, é uma das obras mais importantes da literatura alemã do século XX. A ação dramática decorre no fim dos anos trinta do século XX: três jovens operários, entre os 16 e os 17 anos, procuram maneiras de mostrar o seu desprezo pela Alemanha nazi. Encontram-se em galerias de arte e em museus e, discutindo e conversando, buscando as ligações entre a resistência política e a prática artística. Nisto, faz denotar a incrível afinidade entre a resistência política e a arte. O que o romance exemplarmente propõe como forma de resistência é a fruição da arte, a camaradagem, a conversa e a paragem do tempo. Propõe a desaceleração.

Deste modo, a preparação do espetáculo tentará respeitar estas coordenadas, propondo à equipa artística uma jornada de maturação progressiva dos conteúdos e temáticas a trabalhar.

Esta jornada de estudo e resistência será a ESCOLA DA RESISTÊNCIA

Um conjunto de intervenções artísticas e/ou académicas realizadas na sala de ensaios* do TEP – Teatro Experimental do Porto. Pretende-se que cada um dos momentos seja um encontro informal com os espectadores, aproximando o público aos processos de criação artística, esbatendo as fronteiras entre quem faz e quem vê, quem fala e quem ouve, quem pensa e quem aprende, continuando, deste modo, as linhas de trabalho existentes no TEP nos últimos anos, em que os se procuram processos de criação, de escrita e de encenação, horizontais e colaborativos.

*Tendo em conta as condicionantes impostas pelo surto da covid-19 e as recomendações da Direção-Geral da Saúde, o seminário com Rui Pina Coelho decorrerá online. Se as condições permitirem, as próximas sessões da Escola da Resistência realizar-se-ão presencialmente.

Data de início: 20/07/2020 12:00 am

Link: https://bit.ly/escola-da-resistencia-2

Investigadores



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade