MUSCARIUM#10 – festival de artes performativas em Sintra
9 setembro 2024
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala B112.D (edifício da Biblioteca)
Organização teatromosca
Presencial e online via Plataforma ZOOM
Tradução simultânea em Inglês e Língua Gestual Portuguesa
Inscrições através do link
A convulsão global causada pela pandemia de COVID-19 colocou-nos perante desafios sem precedentes. À medida que o mundo transita para uma era pós-pandemia, a necessidade de as instituições artísticas reconectarem e reinventarem as suas relações com as comunidades locais nunca foi tão urgente. Depois de, em plena crise pandémica, em março de 2021, o teatromosca ter organizado as primeiras JORNADAS DE REFLEXÃO – Cultura(s) Alicerçada(s), em que, ao longo de três dias, um painel de reputados oradores convidados nacionais e internacionais discutiu “O Valor da(s) Cultura(s)”, “Espaços Culturais, Redes e Públicos” e o “Investimento(s) na Cultura e Condições Laborais”, pretende-se agora dinamizar uma nova conferência que, ao longo de um único dia, em setembro de 2024, reunirá artistas, gestores culturais, políticos, programadores, críticos e investigadores, para além de outros membros da comunidade, com o objetivo de explorar estratégias inovadoras que permitam que as estruturas artísticas (e os seus diferentes parceiros) redefinirem os seus papéis e a sua relevância no rescaldo da pandemia.
Como poderão as organizações culturais e artísticas refletir a diversidade dos locais em que estão radicadas e tornarem-se locais de encontro acolhedores e inclusivos para o maior número possível de públicos?
A conferência destina-se a gestores culturais, artistas, educadores, animadores e dinamizadores comunitários e outros interessados no que podemos entender como o poder transformador das artes no desenvolvimento comunitário. Realizar-se-á durante o período do festival MUSCARIUM#10, procurando ainda estabelecer pontes e laços entre os vários artistas que estarão em residência artística e que aí apresentarão os seus trabalhos.
No horário da manhã, realizar-se-ão as conversas, onde serão partilhadas reflexões e visões para o futuro das artes performativas. Durante o almoço, procurar-se-á promover conexões, trocas de ideias e possíveis colaborações entre os diversos participantes e da parte da tarde serão apresentados casos de diversas organizações artísticas, nacionais e internacionais, apresentadas e discutidas experiências e estratégias que possam estimular o pensamento colaborativo. Este dia deverá servir como catalisador para ações tangíveis, capacitando organizações artísticas, artistas e outros agentes culturais (e de outras áreas) a adotar abordagens inovadoras, forjar conexões mais profundas com a(s) comunidade(s) e reposicionarem-se como centros vibrantes de vitalidade cultural e mudança social no cenário pós-pandémico.
Mais informações sobre as Jornadas de 2021 aqui .
Programa (em definição)
Sessão 1: Reflexões e visões para o futuro das artes performativas
Início às 10h00
. Abertura
. Diretor-Geral das Artes, Dr. Américo Rodrigues
. Paula Mota Garcia, programadora cultural, coordenadora da equipa Évora_27 Capital Europeia da Cultura
. Susana C. Gaspar, atriz, encenadora e professora
. Discussão
12h30: Pausa para almoço
Sessão 2: Apresentação do trabalho de organizações artísticas pelos seus artistas e gestores
Início às 14h00
. Darren O’Donnell, fundador e diretor artístico da companhia Mammalian Diving Reflex (Canadá)
. Isabel Craveiro, atriz, encenadora e diretora artística da companhia O Teatrão
. Ricardo Ambrózio, coreógrafo e bailarino, fundador da Untamed Productions
. Discussão
17h45: Considerações finais
A 2ª edição das JORNADAS DE REFLEXÃO – Cultura(s) Alicerçada(s) é organizada em parceria com o CET – Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa.
Pode assistir às JORNADAS DE REFLEXÃO presencialmente, na FLUL ou online, via Plataforma ZOOM.
As sessões terão tradução simultânea em Inglês e em Língua Gestual Portuguesa.
Poderá consultar as biografias dos oradores aqui.