Arquivos das Artes Performativas
(s.d.), “Grupo de Teatro “Mundo Novo”. Lutar até vencer!”, Fundação Mário Soares / DPP – Documentos MRPP/PCTP, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_113620 (2021-5-19)
Depois de um ano de negociações, está oficialmente aberto o programa de apoio em parceria CET- DGARTES para tratamento de arquivos de artes performativas por parte das próprias companhias, estruturas e agentes. Este programa resultou de uma iniciativa do Centro de Estudos de Teatro, subscrita por vários agentes culturais e investigadores, através de um pedido endereçado ao Ministério da Cultura ainda em 2020, aquando do primeiro confinamento (que levou à paralisação do país com consequências graves para o sector). Foi desenhado pelo Centro de Estudos de Teatro, que aconselha a sua realização sucessiva por vários anos de forma a identificar, tratar e tornar acessível acervos documentais de inegável interesse para o estudo do teatro e da dança em Portugal. Será também o CET a promover uma formação inicial no arranque dos trabalhos, a realizar pelas companhias, estruturas e artistas detentores dos acervos, que irão durar até Agosto de 2022. O programa consagra três modalidades de apoio, de acordo com o estado de conservação e tratamento dos arquivos: inventariação, tratamento e disponibilização pública. Contará em 2021 com um montante global de 350.000 € (trezentos cinquenta mil euros), apoiando um máximo de 24 candidaturas em Teatro, Dança e Cruzamentos Disciplinares por todo o país.
A coordenação do programa está a cargo de Maria João Brilhante e Ana Bigotte Vieira e de uma equipa da DGArtes. A formação terá lugar no mês de Julho em data a anunciar.