O tema da investigação associada a este site é “Manifestações da sexualidade na performance teatral: efeitos e consequências de âmbito estético, ético e político da estimulação sensual e erótica através da exibição e do voyeurismo ”. Toma-se como objeto de análise um corpus de textos e imagens, referentes a espetáculos nacionais e internacionais, bem como referentes a outras Artes, que exibam elementos sexuais de modo mais ou menos patente, procurando restaurar o funcionamento e função dos mesmos, considerando que cumprem seguramente projetos distintos. É ainda recolhida informação produzida através de inquéritos on line para aferir conceitos, termos e discursos sobre a presença da sexualidade na performance teatral e das outras Artes, partilhados por artistas e espectadores. Paralelamente serão analisados espetáculos e autores selecionados, procurando-se, através do cruzamento com o restante corpus, pontos de contacto e diferença e procedendo-se à sua categorização no âmbito da discussão em torno da manifestação da sexualidade na performance das Artes, tendo em conta o contexto do trabalho/invenção artística e da ficção inerente à invenção.
Entre as consequências que daí decorrem, interessa-nos particularmente a questão da manipulação e estimulação sexual, consciente, do espectador através de mecanismos de elaboração estética e espetacular e da repercussão ética e política, seja ela premeditada ou não.
O teatro (nos seus vastos e latos veículos), enquanto espaço de denúncia, questionamento e enquadramento social, oscilou sempre entre repressão e permissão. A sexualidade, enquanto conceito social, nasce no séc. XIX, quando a medicina se torna independente da igreja. Mas o ser humano é indissociável da pulsão e impulso sexual. No teatro (nos seus vastos e latos veículos), as manifestações e discursos de sexualidade estiveram sempre, de modo mais ou menos evidente, associadas ao estímulo – por via da fantasia, identificação e/ou projeção –, da liberdade individual e/ou coletiva. Neste site pretendemos criar um intercâmbio de estudos sobre os efeitos e consequências de ordem estética, ética e política do erotismo, voyeurismo e exibicionismo, nas práticas teatrais. Partimos da premissa de que a sexualidade envolve todos os sentimentos e sensações que surgem quando alguém diz que é masculino ou feminino. Partimos, também, da premissa atual de que o género de cada indivíduo não é algo natural mas sim fruto de uma cultura. A sexualidade não se limita apenas aos órgãos sexuais e ao ato sexual. É, antes, uma forma de estar num corpo enquanto indivíduo com pulsões, impulsos e desejos sexuais que se traduzem no modo de pensar, sentir e agir de cada um.
© Bruno Schiappa