Entidade Financiadora e Referência do Projeto: ‘O Holocausto e a Modernidade: violência e obediência nas sociedades actuais’. Projeto financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do apoio especial a projectos de I&D ‘Portugal e o Holocausto: investigação e memória’. ID: 740684458. Projeto
Coordenador do projeto: Rui Manuel Pina Coelho
Unidade de Investigação: FLUL-CET
Financiamento: 33.656,00 euros
Duração: 05/04/2021 – 19/06/2022
Resumo: Desenvolver um estado da arte capaz de refletir o pensamento contemporâneo sobre a relação entre o modo de organização da sociedade moderna e os factores que conduziram ao Holocausto, num contexto histórico, mas também no âmbito das artes performativas. Estabelecer um percurso para a construção da performance que tenha como base a relação entre a investigação académica proposta e a sua ligação ao objeto de arte.
Identificar as condições que permitem e validam uma instalação do Holocausto no seu contexto original e atual.
Trabalhar com actores profissionais e com um grupo de adolescentes. O objetivo é alargar o público do teatro e, ao mesmo tempo, sensibilizar os cidadãos para os habitats sociais, capazes de identificar e denunciar situações de abuso de poder ou de obediência subserviente dentro e fora dos seus círculos familiares e escolares.