Teatro Português do Século XVI I Tomo III

Teatro Português do Século XVI  I  Tomo III

Completa-se com este volume III do Teatro Português do Século XVI a publicação dos textos de teatro profano de autor desconhecido. À semelhança do que acontece com os dois volumes anteriores, os textos aqui reunidos são de índole diversa, abrangendo temáticas variadas, desde o retrato de costumes urbanos até à crítica socio-económica, com recurso à alegoria, sem deixar de lado os casos de amor protagonizados por representantes de distintos espaços sociais, como o da nobreza estrangeira, italiana e ibérica, e o da burguesia nortenha.

A vida quotidiana reflecte-se no teatro aqui apresentado em mais do que um modo. Por um lado, as personagens, em que se contam, inclusivamente, cativos, quer mouros, quer cristãos, espelhando realidades conhecidas do público em tempos de confrontos e resgates, são importadas do mundo real, e mesmo as alegóricas se encontram figuradas nos tipos do dia a dia; por outro lado, esse mundo organiza-se numa geografia familiar ao público português do século XVI: o território nacional, Espanha, Itália, a Turquia, o Mar.

É, pois, um teatro de costumes que põe em cena inquietações sociais em modos que conjugam habilmente entretenimento e intervenção denunciadora, feito para um público detentor de hábitos teatrais, que se sabe conhecedor da arte.

Link: https://loja.incm.pt/products/livro-teatro-portugues-do-seculo-xvi-vol-i-teatro-profano-tomo-iii-1016028

Ano de publicação: 2010

Investigadores



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade