2ª Conferência do Ciclo Manifestações das Sexualidades nas Artes

Manifestations of Sexuality(s) in the Arts

MANIFESTAÇÕES DA SEXUALIDADE NAS ARTES efeitos e consequências de ordem estética, ética e política
2º Ciclo de Conferências – 2021/2022

Sinopse: este segundo ciclo de conferências está integrado na última etapa de uma investigação de pós-doutoramento, de Bruno Schiappa, que pretende questionar a relação entre Arte e Sociedade. Tendo partido de uma relação limitada ao Teatro e Sociedade, Schiappa reconheceu que se tratava de uma relação mais lata, uma vez que a Arte em geral tem impacto na construção da sociedade e do indivíduo, nesta ordem ou na inversa. O fantástico, a sedução dos sentidos, o erotismo, a fantasia e, claro, ainda e sempre, Aristóteles, serão temas de reflexão sobre a relação Arte e Sexualidade(s), que não é a mesma coisa que sexo e ato sexual. 

Ainda Aristóteles: ethos e representação do humano
Regressar a Aristóteles para pensar a representação das acções humanas na poesia dramática como invenção e forma de conhecimento é sempre estimulante. No entanto, interessa-nos também analisar essas acções representadas pelo poeta como realizações de “modos de ser” ou ethos que determinam o comportamento humano em sociedade. Partiremos da Poética de Aristóteles para compreendê-la no espaço mais vasto do pensamento sobre a felicidade e a sua realização, assim como para interrogar as implicações morais e políticas da própria representação.

Nota biográfica: Maria João Brilhante é Professora Associada com Agregação e Investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, tendo como principais áreas de investigação: História do Teatro e do Espectáculo; Iconografia Teatral; Genética Teatral; Literatura e Cultura Francesas. Projetos: Coordenação científica do projeto Opsis – Base Iconográfica de Teatro em Portugal (http://opsis.fl.ul.pt); Co-cordenação do projeto Texto e imagem:perspetivas críticas para investigação em artes cénicas (projeto 210/2008 CAPES/GRICES) com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade de S.Paulo (finalizado).

Data:16 de fevereiro | 15h00/17h00
Local: Teatro da Trindade/Inatel – Salão Nobre
Curadoria e moderação: Bruno Schiappa (CET – Ulisboa; CREPAL – Sorbonne Nouvelle)
Orador: Maria João Brilhante
Supervisão: Fernando Guerreiro e Maria João Brilhante

Data de início: 16/02/2022 12:00 am

Investigadores



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade