Esta conferência internacional aborda a temática da genética teatral, um campo de estudos emergente na área das artes performativas que nos permite pensar o processo criativo como uma obra. Fundado por um consórcio de cinco universidades europeias e um teatro (Rennes 2 University (FR) (instituição coordenadora), Universidade de Antuérpia (BE), Universidade de Lille (FR), Universidade de Lisboa (PT), Universidade do Peloponeso (GR) e Théâtre National de Bretagne (FR), o projecto ARGOS dedica-se à observação e análise de processos criativos à escala europeia. A sua particularidade reside na criação de novas comunidades de observadores, compostas por cinco categorias: investigadores, artistas, mediadores culturais, espectadores e estudantes.
Nesta conferência serão apresentados os resultados das cinco experiências de observação de processos criativos realizadas na Europa de 2018 a 2021. O que é observar um processo criativo? Qual é o impacto da observação nos processos criativos? Quais as comunidades de observadores para que partilha de conhecimento?
O projecto europeu de criação de pesquisa colaborativa ARGOS é cofinanciado pela União Europeia através do Programa Europa Criativa (2018-2021).
A inscrição é gratuita e sujeita a disponibilidade. O link do Zoom será enviado após a inscrição, uma semana antes do congresso. Os idiomas da conferência são o francês e o inglês. O programa da conferência em inglês estará disponível assim que possível.