TPC XVIII

Textos Proibidos e Censurados no Teatro Português do Século XVIII

Funding Entity: Fundação Calouste Gulbenkian (Processo nº 220546)
Principal Researcher: José Camões
Research Unit: CET – Centro de Estudos de Teatro
Duration: 01-07-2015 a 30-06-2016 (12 months)
Funding: 14.000 euros
Abstract: Prevê-se a edição electrónica dos textos que constituem o Fausto de F. Pessoa. Os fragmentos serão transcritos e sujeitos a revisão apurada, e edição electrónica, após estabelecimento de critérios de transcrição e edição convergentes com os adoptados nas edições críticas da obra de F. Pessoa. Desenvolve-se uma aplicação informática que permite visualizar simultaneamente o original e a transcrição, aparato genético, notas históricas e de contextualização que permitirão propostas de novas organizações textuais, preenchendo uma lacuna na investigação actual dos estudos pessoanos e facultando o conhecimento dos textos fora de Portugal, onde a obra dramática de Pessoa é praticamente desconhecida.
O projecto tem como objectivo a inventariação de fragmentos, novas transcrições e edição electrónica, com disponibilização na Internet, de Fausto, de Fernando Pessoa, prevendo-se, ainda, posteriormente, a publicação em papel.
O projecto assume-se como contributo importante para o estudo de um texto de riquíssima tradição e mitologia teatral, revisitado pelo maior nome da poesia portuguesa, possibilitando a sua inscrição quer no universo literário e filosófico do autor, quer na perceptiva do experimentalismo da poesia dramática do seu tempo.
O projecto assume-se, também, como possibilitador de novas abordagens cénicas do texto.

Data de início: 30/06/2016 12:00 am

Link: https://teatroproibido.ulisboa.pt/indexFirst.jsp

File: Array



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade