LAB-CENAs propõe|Grupo de Estudos

LAB-CENAs propõe | Grupo de Estudos

Cena, tecnologia e política no teatro contemporâneo

Coord.: Héctor Briones (ICA/UFC e CET/FLUL)

O grupo de estudos pretende debater acerca da relação entre cena e tecnologia no teatro contemporâneo, especialmente, os seus alcances políticos, com ênfase no contexto ibero-americano. Para tanto, serão revisados e discutidos conceitos como: acontecimento, dispositivo, programa, imagem técnica, entre outros. Como esses conceitos operam nas poéticas da cena na atualidade? E em quais sentidos será possível delinear um impulso crítico da cena que nos permita pensar em nosso tempo e território? Pretende-se abordar essas questões considerando algumas produções teatrais, seus aspectos cênicos, em diálogo com textos teóricos que serão distribuídos e debatidos ao longo das sessões. Se dará especial atenção ao lugar da imagem nesta discussão, aos seus diversos entendimentos poéticos, para delinear seu vínculo com a tecnologia nas artes.

Com este grupo queremos gerar uma instância de diálogo, que nos permita indagar no rico cruzamento entre teoria e prática no pensamento em artes, no contexto de um presente eminentemente neoliberal. Assim sendo, de modo paralelo, essa discussão permitirá abordar também aspectos metodológicos da pesquisa em artes cênicas na contemporaneidade, especialmente, no que diz respeito à noção de acontecimento. 

A proposta deste grupo de estudos se dá como parte da pesquisa de pós-doutoramento, no CET/FLUL (Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa), por parte do coordenador deste grupo: Héctor Briones, professor doutor vinculado ao ICA/UFC (Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará|Brasil). A sua pesquisa leva por título: Cena e Sensibilidade: percursos histórico-críticos da relação entre teatro e tecnologia no âmbito ibero-americano”. Este grupo de estudos é ofertado à comunidade acadêmica e artística em uma parceria entre o CET/FLUL e o ICA/UFC. 

Obs: O grupo de estudos conta com inscrições gratuitas e abertas para estudantes de pós-graduação em teatro e/ou em outras linguagens artísticas, assim como, para artistas da cidade interessados no tema.

 

Local: FLUL/ sala B112 (Cidade Universitária | Alameda da Universidade, 1600-214, Lisboa)
Período: Às terças, das 14h às 16h30m (dias 17; 24; 31/out; 07 e 14/nov)
Inscrições: de 04 a 15 de outubro de 2023 | link: https://forms.gle/8JxGHB5gTGufoqc69
Vagas: 10 vagas.

 

mini-bio|Héctor Briones: Professor Dr. Associado do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará no Programa de Pós-Graduação em Artes e Curso de Teatro. Atualmente em estágio de pós-doutoramento no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa (CET/FLUL), dentro do qual se oferta o Grupo de Estudos. Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC – Universidade Federal da Bahia (2011). Pesquisa e orienta temas relacionados à arte e cena contemporânea, processos de criação, em suas vinculações poéticas, políticas e pedagógicas. Conta com estudos e publicações em história do teatro e teorias da cena, especialmente, no contexto do teatro político latino-americano contemporâneo. Conta também com produções cênico-teatrais, como ator e encenador. É líder do grupo de pesquisa LAB-CENAs – Laboratório de investigação em poéticas e políticas do corpo da cena (inscrito no CNPQ).

 

Referentes teóricos a discutir: Nelly Richard; Silvia Rivera Cusicanqui; Didi-Huberman; Giorgio Agamben; Vilém Flusser; Jacques Derrida. 

 



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade