Partindo do pressuposto de que os processos de atuação no teatro e na performance devem, primeiramente, ser instauradores de experiências de diferentes naturezas, esse workshop tem como foco a exploração de práticas e procedimentos que criem condições para que experiências se materializem. Nesse sentido, dentre os aspectos que ganharão uma atenção especial nesse processo, cabe destacar a dimensão talvez mais complexa e profunda das experiências, que ultrapassa os limites da linguagem e que envolve uma articulação dinâmica entre o invisível e o indizível.
Além de práticas e procedimentos vocais, corporais e de escritura, esse processo utilizará como suporte materiais dramatúrgicos e audiovisuais. O objetivo nesse caso é explorar a ativação de gatilhos psicofísicos de diferentes naturezas a fim de produzir materiais cênicos que busquem capturar o que não vemos e não dizemos, mas podemos perceber de maneira potente. Como conclusão, uma partilha desse processo poderá acontecer publicamente.
Influenciado diretamente pelo trabalho de Peter Brook e de Yoshi Oida, a abordagem proposta nesse workshop tem como uma de suas fontes principais a colaboração artística estabelecida com Oida, que em 2019 dirigiu a montagem de “Fim de Partida”, de Samuel Beckett.
Datas: 04-05 de Março de 2023
Local: Escola Superior de Teatro e Cinema
Horários: 09:00-13:00 | 14:00-18:00