Imersão com Ciane Fernandes (UFBA)
Para a sexta edição do ciclo de programação Práticas de Encontro, o Centro de Estudos de Teatro (CET/FLUL) e o estúdio de atuação O Canto do Bode, realizam a imersão “Abordagem Somático-Performativa, intemodalidade e pesquisa contracolonial”, com Ciane Fernandes (Universidade Federal da Bahia – UFBA). A imersão propõe a exploração dos princípios da Abordagem Somático-Performativa, aplicados a questões-chave da contemporaneidade, no contexto relacional da intermodalidade na Prática como Pesquisa. A partir de processos ético-estéticos corporalizados, igualdade social inicia-se na inteligência celular expandida, na Imersão Corpo Ambiente e no trânsito fluido entre campos culturais plurais que incluem escritas vivas.
Público
Artistas-investigadores (em especial artistas do corpo, da cena e da performance) e interessados, de qualquer área, pela investigação através do movimento corporal intermodal.
Onde
Companhia Olga Roriz
Travessa do Recolhimento Lázaro Leitão, nº.1, 1149-044, Lisboa.
Sala: Estúdio Central
Quando
Dias 06 e 07 de Julho de 2024 das 14h às 18h
Inscrições:
Enviar email para ocantodobode@gmail.com com comprovativo de transferência bancária da taxa de colaboração no valor de 10€.
Dados bancários:
IBAN PT50003503550003672703085 ou MBWAY +351 934 674 537.
Iniciativa
Centro de Estudos de Teatro e Estúdio de atuação O Canto do Bode
Organização
Gisela Dória, Maíra Santos, Vitor Lemos e Gustavo Vicente.
Ciane Fernandes é professora titular da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas desta universidade; professora também do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA; mestre e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University (1992 e 1995); pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2010) e Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (1994), de onde é pesquisadora associada. Autora de várias publicações, palestras performativas e imersões no Brasil e no exterior, inclusive com membros do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro, o qual fundou e dirige desde 1997. Desde 2008, tem enfocado a Somática e o Sistema de Movimento Laban/Bartenieff aplicados à Prática Artística como Pesquisa, no contexto da performance em campo expandido, em especial da ecoperformance em ambientes aquáticos, em diálogo com a diversidade e a deficiência. Neste campo temático, desenvolveu a Abordagem Somático-Performativa e a Imersão como Pesquisa.
Práticas de Encontro é um ciclo de programação promovido pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o estúdio de atuação O Canto do Bode com vista a explorar o alcance epistemológico, afectivo e criativo que o encontro entre diferentes pessoas e colectivos pode proporcionar. Interessa-nos particularmente experimentar práticas alternativas de convivência, de diálogo e de reconhecimento da experiência vivida na relação com o outro enquanto forma de criação de mundos possíveis.
O Canto do Bode (www.ocantodobode.com) é um estúdio situado em Lisboa voltado para a elaboração de processos e estudos sobre a atuação, ao aprimoramento psicofísico do ator/atriz-performer e ao desenvolvimento de projetos artísticos.
O Centro de Estudos de Teatro (www.ceteatro.pt) funciona como palco privilegiado de atividades de investigação artística e formação de investigadores para o estudo do teatro desde 1994. É uma unidade orgânica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), à qual pertencem vários dos seus membros, integrando também investigadores e colaboradores de outras universidades e escolas do país, estudantes de doutoramento, investigadores de pós-doutoramento e profissionais de teatro.