Colecção de Biografias do Teatro Português

Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro

Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro – Coleção de Biografias do Teatro Português (vol. 1)
de Joana d’Eça Leal

A colecção Biografias do teatro Português é dirigida a um público alargado e pretende-se que contribua não só para a divulgação de figuras marcantes do teatro português dos séculos XIX e XX, como também para o conhecimento da própria história do teatro.
Tendo em conta o número reduzido de obras publicadas nesta área, número que de forma alguma reflecte a investigação que tem sido desenvolvida nos últimos anos, sobretudo no meio académico, procurar-se-á aproveitar o conhecimento trazido por esses estudos, uma vez que encerram novos dados e novas perspectivas, decorrentes da análise de documentação que já se encontra disponível em muitas bibliotecas. À luz desta nova realidade dos estudos teatrais é possível oferecer um novo enfoque nos percursos a apresentar, permitindo simultaneamente uma visão abrangente mas também mais precisa do nosso passado teatral.
A escolha das figuras biografadas atendeu a vários critérios: relevância artística e social, diversidade e longevidade das personalidades em causa; figuras que não tenham sido objecto de uma publicação recente, a menos que consideradas incontornáveis, e que permitam cruzamentos e ligações com a programação do TNDM II

> Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 2027

Ano de publicação: 2016

Investigadores



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade