No oitavo número da Sinais de Cena encontram-se as comunicações trazidas pelos colegas da Associação Internacional de Críticos de Teatro, que preenchem a secção Dossiê temático deste número e representam formas de debate interessante, reunindo experiências muito diversas – numa vasta cartografia internacional e intercontinental – e lançando pistas que se podem mobilizar em torno de questões relativas não apenas ao teatro em geral, mas também, muito provavelmente, para pensarmos – e avaliarmos – a realidade artística portuguesa. Provando, todavia, como esta revista procura acompanhar as mais diversificadas pistas de actuação em teatro, reserva-se para os Estudos aplicados duas importantes contribuições dos filólogos – Burghard Dedner e Luigi Giuliani – que têm trabalhado textos, respectivamente, dos dramaturgos Georg Büchner e Lope de Vega. Do que se vai fazendo pelo mundo, fica-nos das Notícias de fora a ideia de que, com textos clássicos ou com novas formulações dramatúrgicas, o teatro em Nova Iorque ou em Edimburgo serve para interrogar as razões políticas que movem o mundo nos dias de hoje. No Portefólio reúne-se alguma informação relevante sobre o trajecto em teatro de Fiama Hasse Pais Brandão, procurando sinalizar a sua importância como dramaturga e tradutora. Inclui entrevista à companhia Circolando. Os ensaios críticos a espectáculos, a par do dossiê temático e dos artigos académicos, continuam a estruturar a identidade desta publicação, destinada a todos os interessados nas artes performativas.
Autores deste número: Aleks Sierz | Ana Campos | Ana Pais | Burghard Dedner | Christine Zurbach | Constança Carvalho Homem | Don Rubin | Donato Loscalzo | Hervé Guay | Ian Herbert | Isabel Alves Costa | Jean-Pierre Han | João Carneiro | João Dionísio | Luigi Giuliani | Luiz Francisco Rebello | Maria Helena Serôdio | Maria João Almeida | Maria João Brilhante | Marta Brites Rosa | Marta Costa Dias | Miguel Falcão | Paulo Eduardo Carvalho | Paulo Filipe Monteiro | Rui Pina Coelho | Sebastiana Fadda | Steve Capra | Yun-Cheol Kim