Tragédia da vingança que foi feita sobre a morte del Rei Agaménom (Tragédia de Orestes)

Tragédia da vingança que foi feita sobre a morte del Rei Agaménom (Tragédia de Orestes)

Esta obra é uma adaptação em verso da Electra de Sófocles – cujo assunto é também a vingança de Electra e de Orestes exercida sobre Clitemnestra e Egisto, os assassinos de Agamémnon – publicada por duas vezes no século XVI, a primeira em 1536 e a segunda em 1555. Muito próxima de La Venganza de Agamenón, versão em prosa que em 1528 Fernán Pérez de Oliva fizera da mesma tragédia grega, a obra de Anrique Aires Vitória é também ela, uma espécie de paráfrase do texto do tragediógrafo grego, nele encontrando a inspiração, o tema e o modelo do desenvolvimento dramático, cujo objectivo, como afirma o autor no «Prólogo», é mostrar quão proveitosas são as leituras dos antigos, podendo delas extrair-se grandes exemplos de vida e firme doutrina moral.



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade