Um Estado de Disponibilidade: sobre o carácter propedêutico da escrita de peças de teatro

[Diálogo entre os dramaturgos José Manuel Mora e Javier Hernando sobre o processo criativo das suas peças]

No dia 9 de Julho, decorrerá o evento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa sobre a temática Um Estado de Disponibilidade: sobre o carácter propedêutico da escrita de peças de teatro – [Diálogo entre os dramaturgos José Manuel Mora e Javier Hernando sobre o processo criativo das suas peças], com a participação de José Manuel Mora e Javier Hernando da Escola Superior de Arte Dramática de Castela e Leão (Valladolid).

José Manuel Mora

Crise: a tangente ao círculo. Experiência de pensamento: a procura de sentido. Imagens vs. ideias. Conversão: mudança de paradigma. Diálogo e processos interdisciplinares: desmontando o trabalho sobre si mesmo. Mística e heresias.

JAVIER HERNANDO

O palco como campo de ensaio. Contra a metáfora do espelho. Mundo vs. representação. Transferências entre ficção e realidade. Utopia e participação. Sobre a ideia de montagem: buracos e possibilidades. Constelação e fragmento vs. carpintaria teatral.

Javier Hernando. Ávila, 1986. Professor na Escuela Superior de Arte Dramático de Castilla y León. Dirige, juntamente com Miguel Rojo, a companhia Los Bárbaros. Apresentou o seu trabalho em locais como o Centro Dramático Nacional, La Casa Encendida, Azkuna Zentroa, CIAV-Naves de Matadero, Teatros del Canal, Teatro de La Abadía e CCC-Conde Duque. A sua peça Familia feliz (Primer Ato, 353) foi publicada em francês por Les Solitaires Intempestifs (Une famille heureuse, 2020). Publicou livros de poesia e artigos em revistas especializadas como Primer Ato, Dramática ou Theater der Zeit ou no livro Staging 21st Century Tragedies Theatre, Politics, and Global Crisis editado por Avra Sidiropoulou e publicado pela Routledge. Juntamente com Rocío Bello, escreveu as peças Estrellas y agujeros negros (entre otras cosas), vencedora do Prémio ASSITEJ Espanha de Teatro para Crianças e Jovens 2016, e Necesito una flor, (Sopa de letras. Anaya, 2020), vencedora do Prémio SGAE de Teatro Infantil 2019.

José Manuel Mora. Depois de abandonar os estudos de Biologia, mudou-se para Madrid, onde estudou escrita e dramaturgia na Real Escuela Superior de Arte Dramático e Filosofia na Universidade de Salamanca. Prosseguiu os seus estudos em Londres, Berlim e Amesterdão, onde concluiu um mestrado em teatro na Universidade de Amesterdão. As suas peças foram traduzidas para inglês, grego, francês, italiano, alemão, japonês e sérvio; e estreadas no Centro Dramático Nacional; nos Teatros del Canal; no Teatre Nacional de Catalunya; no Teatro Español e no Matadero, entre outros centros de criação nacionais e internacionais. Foi selecionado como dramaturgo pelo Royal Court Theatre, em Londres, pelo Programa de Jóvenes Creadores del FONCA (México); pelo TR Warszawa, em Varsóvia, e pelo Teatro Nacional São João, no Porto; e, em duas edições, pelo Berliner Festspiele und Theatertreffen, em Berlim (2008 e 2012). Atualmente é diretor artístico de Draft.inn, juntamente com Carlota Ferrer, com quem assinou Los Nadadores Noturnos; Esto no es La Casa de Bernarda Alba; Los Cuerpos Perdidos; entre outros textos; e do Mestrado em Pensamento e Criação Contemporânea na Escuela Superior de Arte Dramático de Castilla y León. Desde há algum tempo, estuda Estudos Religiosos na Universidade Complutense de Madrid.

Data de início: 09/07/2024 3:00 am

Data de fim: 27/07/2024 5:00 am



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade